Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alimentação Saudável Com Produtos Orgânicos

27 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , ,

Muitos consumidores brasileiros estão ficando conscientes que estão sendo envenenados com produtos químicos que consomem, e estão aderindo aos produtos orgânicos num ritmo crescente, fazendo com que os produtores aumentem a sua produção, provocando a redução do preço. O site do O Globo traz esta noticia alvissareira, mostrando que os custos de 60 a 100% dos usuais possam cair para 30%.

O faturamento dos produtos orgânicos no Brasil vem crescendo mais do que de alimentos e bebidas no mundo, segundo a notícia. Eles são produzidos sem agrotóxicos, cultivados com manejo sustentável do solo e da água, com respeito ao meio ambiente local. Segundo a consultoria Euromonitor, o faturamento aumentou 9,8% em 2011, numa estimativa preliminar, depois de 40,6% em 2010, bem superior ao que vem se registrando nos Estados Unidos e na Europa.

10_06_~1prod%20organicos

Além das frutas, legumes e verduras estão sendo produzidos muitos produtos orgânicos processados, como café, sucos e chás. É uma educação lenta dos pequenos produtores, que está avançando, pois conseguem mercados crescentes com preços melhores, e ajudam a preservar a saúde dos que trabalham em atividades rurais.

Praticamente, muitos supermercados brasileiros já apresentam bancas e frigoríficos com produtos orgânicos, além dos que são possíveis de serem obtidos em feiras e lojas especializadas. Sempre existem bancas que comercializam mais conscientemente estes produtos, ainda que sejam mais caros que os comuns.

Os supermercados estão se empenhando para que a imagem de que são muito mais caros que os comuns seja eliminada. Os produtos de mercearia já conseguem ser competitivos, como os açúcares, cereais, farinhas e barras de cereais.

As grandes redes de supermercados estão trabalhando com produtos certificados. Os preços ainda são as barreiras mais importantes, principalmente para a classe C, o que não acontece com as classes A e B. Os consumidores estão mais conscientes com o uso dos agrotóxicos.

Muitos produtores contam com serviços de entrega em domicílio ou estabelecimentos especializados nestes produtos. Muitos estão apostando nos eventos esportivos para atender aos estrangeiros.

Sem provocar alardes, os produtos alimentares livres de pesticidas ou agrotóxicos reduzem as possibilidades de algumas doenças em órgãos que os absorvem. Alguns produtos também são chamados naturais, utilizando somente produtos da natureza que não recebem tratamentos químicos.

Observando-se o que ocorre no mundo, verifica-se que as informações sobre alimentos saudáveis estão sendo disseminadas, permitindo que os consumidores tenham condições de preservar a sua qualidade de vida, ainda que pensem que estão pagando um pouco mais. Muitos estão ficando conscientes que os custos de tratamento de saúde ou as doenças acabam sendo mais caros.

Seria interessante informar que alguns produtos de largo consumo como a banana, para não serem atingidos por pragas, consomem quantidades absurdas de agrotóxicos, valendo a pena utilizarem os orgânicos efetivamente certificados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: