Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ascensão das Mulheres Em Todo o Mundo

16 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Ainda predomina no mundo a ideia de que na Ásia as mulheres ocupam uma posição subalterna. Além das evidências mostrando que países asiáticos tiveram importantes chefes de governo em muitos países, ministras e altas funcionárias vêm provando que isto já não é um evento tão raro. Um artigo publicado por Takashi Nakamichi e Koh Yoree no prestigioso The Wall Street Journal mostra que até no conservador Ministério das Finanças do Japão mulheres podem ascender a posições de elevada relevância, como é o caso de Naoko Ishii, vice-ministra adjunta de Assuntos Internacionais.

Ela não é a primeira, pois Kyoko Nakayama chegou a um posto mais elevado que ela no Ministério das Finanças em 1993 e atualmente é parlamentar pelo Partido Sunrise no Japão, onde muitas mulheres ocuparam posições de destaque como ministras. Naoko Ishii tem um curriculum brilhante, tendo sido graduada na famosa Universidade de Tokyo, passou um ano como professora visitante na Universidade de Harvard, trabalho no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional. Ela é candidata pelo Japão para chefiar a Global Environment Facility, organização independente que dá ajuda aos países em desenvolvimento para apoiar as questões ambientais.

1financing-naoko_4022

Isto não vem acontecendo somente no Japão, mas em muitos países asiáticos. Na China, por exemplo, há décadas mulheres têm ocupado os cargos de ministras de relevante importância, como de Comércio Internacional ou de Energia.

Na Índia, Indira Gandhi tornou-se uma figura marcante como primeira-ministra por um longo período. Nas Filipinas, muitas já ocuparam o porto máximo de presidente, como Corazón Aquino e foi seguida por Gloria Macapagal Arroyo. Somente em alguns países muçulmanos ainda não vêm ocorrendo casos de postos de relevância estar ocupados por mulheres.

A América Latina não tem ficado atrás, e Dilma Rousseff tornou-se a presidente do Brasil contando com grande prestígio popular. Cristina Kirchner conseguiu a reeleição na Argentina como presidente. Na Europa destacaram-se Margaret Thatcher na Inglaterra e atualmente Angela Merkel na Alemanha.

Isto não vem acontecendo somente no setor político e público, mas também no setor privado, onde muitas grandes empresas passam a ser ocupadas por mulheres, como no caso da Petrobras, agora com Maria da Graça Silva Foster na Presidência.

Tudo isto indica que no último século as mulheres conseguiram a igualdade que almejavam, e hoje não existe mais nenhuma diferença entre sexos, na maior parte do mundo. O que pode estar ocorrendo é um desconhecimento das mudanças que vêm se observando.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: