Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Economias Possíveis nos Períodos de Crises

22 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Um exemplo marcante acabou sendo dado pelo Japão. Afetado pelos fortes desastres naturais, terremoto, tsunami e radiações, o país que sempre enfrentou uma carência de fontes de energia teve que desligar suas usinas atômicas, o que o forçou a uma economia de 30% de toda a energia consumida nacionalmente. Isto foi conseguido com eficiência, sem que nenhum apagão se registrasse no país. Houve uma conscientização e uma colaboração de toda a população, das empresas e entidades públicas, minimizando os sacrifícios de todos.

A população mundial continua crescendo e aspirando por melhores padrões de vida. Em muitos países existem muitas outras limitações que podem ser superadas com a colaboração de todos, de forma semelhante com a feita pelos japoneses. Continua existindo uma carência mundial de alimentos, com povos famintos passando por dificuldades, quando outros estão se alimentando acima do necessário, aumentando doenças com estes excessos. A água potável passou a ser um recurso limitado no mundo e esforços precisam ser feitos para a sua economia. Todo o meio ambiente precisa ser menos danificado para manter a qualidade de vida de todos.

mapa-mundi-mapa-mundo

fome_na_africauntitled

A energia brasileira é relativamente barata, mas a estamos desperdiçando com equipamentos ineficientes, distribuição inadequada, engarrafamentos do trânsito e todo o conjunto do seu mau uso. A energia mais barata é a economizada, e podemos alcançar sem grandes esforços, eficiências bem superiores às atuais.

Uma parte da população mundial continua consumindo alimentos mais que o necessário, provocando um excesso de peso que gera muitas doenças com o tempo. Efetuam-se exercícios físicos em academias de ginástica para eliminar parte das calorias consumidas em excesso. A moderação neste consumo poderia gerar excedentes que poderiam alimentar todos os famintos do mundo, proporcionando vantagens para os que estão economizando estes excessivos consumos.

O Brasil é um país privilegiado em águas potáveis, mas estamos poluindo os nossos rios, inclusive com metais pesados que não se degradam mesmo com o tempo, que estão sendo consumidos pelos nossos peixes. As poluições que estamos provocando nos nossos rios estão reduzindo a quantidade de águas potáveis que estão sendo desperdiçadas por usos inadequados. Na maioria do mundo, todas as águas utilizadas para irrigação ou outros usos são onerosas para os seus consumidores, pois precisam ser captadas com elevados custos, a distâncias crescentes.

Os poços artesianos em muitas regiões brasileiras necessitam ser mais profundos, pois as correntes aquíferas estão cada vez mais escassas, como uma advertência para o consumo exagerado. Na agricultura de algumas áreas, está se exagerando a irrigação, gerando problemas como a salinização dos solos, que acabam exigindo tratamentos custosos para serem revertidos.

O Brasil é um país privilegiado em recursos naturais, mas não podemos continuar a desperdiçá-los com queimadas e outros usos inadequados. O custo para o restabelecimento das florestas e toda a biodiversidade disponível acaba sendo elevado. Temos que continuar insistindo em campanhas de economia de todos estes recursos para conseguirmos um desenvolvimento sustentável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: