Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vietnã Prestigia Cientistas de Várias Áreas

20 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Entre os países do Sudeste Asiático de rápido crescimento econômico, vem se destacando o Vietnã. Além do seu histórico e invejável desempenho militar, demonstrando um elevado patriotismo do povo vietnamita, revela que o país tem uma concepção humanística mais ampla que a usual em outros países semelhantes. Conseguiu independência da China, livrou-se da ocupação francesa, expulsou as tropas dos Estados Unidos do seu território e resiste às pressões chinesas recentes. Vem crescendo rapidamente do ponto de vista econômico, mas mostra que tem um algo mais quando prestigia seus cientistas.

Já postamos neste site uma observação de analistas que muitos países, inclusive a China, concentram-se na sua eficiência técnica, formando um elevado número de engenheiros. A simples verificação da notícia publicada no Viêt Nam News mostra que entre os muitos agraciados pelo presidente do país, Truong Tan Sang, com o prêmio Ho Chi Minh em honra ao seu líder que derrotou os norte-americanos, estavam 176 cientistas nas áreas de ciências naturais, ciência e tecnologia, ciências agrícolas e médicas, mas também ciências sociais e humanidades, inclusive estrangeiros. Pode ser que isto demonstre que os franceses saíram do país, mas deixaram a sua contribuição com uma formação humanística mais ampla.

p1ato_13

O presidente Truong Tan Sang aplaude os  vencedores dos prêmios

Doze projetos receberam também os prêmios considerados do Estado, além dos cientistas isolados. Eles incluíram os cientistas dedicados à preservação da flora e da fauna, mostrando que estão preocupados também com a biodiversidade e a sustentabilidade, inclusive a marinha não se restringindo ao crescimento econômico acelerado que estão obtendo. A notícia informa que os organismos marinhos são a base nacional da medicina com ervas.

Seus recursos minerais também estão sendo pesquisados e premiados, inclusive os relacionados com a produção de óleos. Estes prêmios vêm sendo concedidos a cada cinco anos e é a quarta vez que isto ocorre. O presidente ressaltou a importância da contribuição destes cientistas para o desenvolvimento socioeconômico e construção do país.

Estas notícias esclarecem porque muitos no mundo estão prestando crescentes atenções ao Vietnã.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: