Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

China Daily Chama a Atenção Sobre a Demanda de Alimentos

30 de março de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Num extenso artigo publicado pela China Daily, de autoria de Lu Chang, informa-se que a China continuará importando alimentos de forma crescente em suas diversas formas. Mesmo as partes consideradas menos nobres dos animais encontram uma grande demanda, tendo se importado mais de 880 mil toneladas em 2011, mais que 65% do total de suínos. Alem do robusto crescimento econômico, a dieta dos chineses vem melhorando, e todos os produtos relacionados, como as rações estão em alta, principalmente a soja e o milho. O total da importação de produtos agrícolas chegou próximo a US$ 95 bilhões em 2011, comparado com US$ 12 bilhões em 2001, com um crescimento surpreendente.

A China se tornará a maior importadora líquida de produtos agrícolas nos próximos 10 anos, segundo pesquisador sênior Cheng Guoqiang, do Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Conselho de Estado do país. Já é o maior importador de algodão e soja e se tornou o maior destino das exportações de produtos agrícolas dos Estados Unidos. Importou 19,8 milhões de toneladas de soja do Brasil, que detém 38% do total importado de todos os países.

00221917e13e10df4dcf01bc305b9c61e110df62bb38

Segundo Cheng Quoqiang, esta demanda está aumentando, pois a renda está se elevando, aumentando anualmente mais de um milhão de chineses da classe média por ano. Outra razão é que estas importações reduzem o uso de terras aráveis, água e outros recursos naturais, cada vez mais escassos na China.

O artigo cita o professor Marcos Neves, professor da Universidade de São Paulo de estratégia de planejamento e cadeias alimentícias. Ele afirmaria que a autossuficiência alimentícia não seria mais considerada, pois existem muitas alternativas de abastecedores. Mas o assunto gera controvérsias na China e o ministro da Agricultura, Han Changfu, dia que não pode depender totalmente da importação para alimentar seus 1,3 bilhão de habitantes. Mas o fato concreto é que com 20% da população mundial, a China conta com menos de 10% das terras aráveis e 6% dos recursos hídricos.

Também no número de habitantes urbanos está aumentando na China, e rações estão sendo importadas, como a soja para alimentar os suínos, aves e peixes. Uma pesquisa recente mostrou que, nos últimos 5 anos, o consumo de carne subiu 5%, 10% de leite e 8% de óleo comestível.

bc305b9c61e110df62f848

Considerando todas as análises que estão sendo efetuadas na China, tudo indica que ela vai continuar sendo um grande mercado importador de alimentos, muitos dos quais o Brasil é um fornecedor competitivo. O que deve se esperar é que estas exportações agreguem o máximo de valor, e sejam feitos na forma de produtos industrializados, ainda que parcialmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: