Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Grafite Brasileiro Até em Miyagi, no Japão Devastado

12 de março de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Quando o grafite brasileiro é de grande qualidade, acaba recebendo reconhecimento internacional. A revista eletrônica Highlighting Japan deste mês de março traz uma reportagem sobre o que foi pintado por Tite Freak, um artista nipo-brasileiro, num abrigo temporário em Ishinomaki, na prefeitura de Miyagi, com o suporte da Japan Foundation e da Embaixada do Brasil.

Segundo a reportagem de Osamu Sawaji, que escreveu originalmente para o The Japan Journal, o trabalho elaborado por Tite Freak, que foi convidado pela Japan Foundation, foi pintado para os que estavam em grande necessidade de ajuda e atenção, com a assistência às vitimas do triplo desastre da região de Tohoku, no Japão. Muitos acompanharam o seu trabalho, oferecendo lanches e bebidas durante a execução do grafite.

6553831599_f7f7f1d8f4_mimagesCA4NUVCY

Grafite em Ishinomaki e o artista  Tite Freak

Não é a primeira vez que artistas de grafite do Brasil merecem destaque no exterior. Entre os mais famosos encontram-se Os Gêmeos, que são Otavio e Gustavo Pandolfo, que possuem trabalho até em Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Seus trabalhos são reconhecidos em todo o mundo, e eles realizaram uma exposição memorável nas dependências da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, com o amplo reconhecimento da crítica e do público.

Eles já fizeram exposições em mais de uma dezena de países do mundo, inclusive no Japão. Para aqueles que acham que grafite é pichar os muros com spray podem estar enganados, pois mesmo tendo começado com alguma ingenuidade, muitos são artistas reconhecidos internacionalmente, com trabalhos importantes que constam dos acervos de museus famosos.

Normalmente, são monumentais, de elaborada sofisticação, com grande capacidade de comunicação, tanto para os leigos como crianças e até críticos de elevado nível. Alguns podem se chocar, não compreendendo totalmente o alcance desta arte hoje consagrada, mas ficam impressionados com a sua qualidade.

Quando ocorre o primeiro aniversário do triplo desastre que atingiu o Japão, é importante que um artista nipo-brasileiro desta especialidade seja destacado numa revista oficial patrocinado pelo Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão, procurando minorar os sofrimentos de muitos.

Afinal, arte é para isto…


2 Comentários para “Grafite Brasileiro Até em Miyagi, no Japão Devastado”

  1. Raphael
    1  escreveu às 21:03 em 12 de março de 2012:

    O site do artista tem mais fotos:

    http://titifreak.blogspot.com/2011/12/ishinomaki-itsumo.html

    Aliás, o nome real dele é Hamilton Yokota.Não é parente do senhor?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:46 em 13 de março de 2012:

    Caro Raphael,

    Obrigado pela contribuição, e o site é muito interessante, com muitas outras fotos. Não acredito que Hamilton seja meu parente, pois o sobrenome Yokota é muito comum, havendo na província de Saitama um aeroporto militar com este nome.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: