Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Incompreensíveis Usos de Componentes Danosos à Saúde

11 de março de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , ,

Muitos produtos considerados cientificamente como de alto risco para a saúde, notadamente cancerígenos, continuam sendo autorizados para a venda, desde que tenham nas suas embalagens advertências sobre estas inconveniências. É completamente incompreensível que as autoridades cedam para as pressões dos lobbies, colocando em risco a saúde da população. Mesmo sabendo que o uso exagerado destes produtos, e por longo tempo é que provocam estes danos, as existências de alternativas saudáveis deveriam recomendar a sua proibição, até porque bebidas de alto consumo mundial e viciantes estão mudando suas fórmulas para não serem atingidas pelas propagandas negativas.

No Brasil, que costuma acompanhar as restrições impostas no exterior com alguma defasagem, manteve-se o uso, por exemplo, do amianto por décadas, mesmo sabendo que os trabalhadores que trabalhavam com este minério e os usuários de produtos que o tinha como componente traziam danos irreparáveis para todos que os utilizavam. As empresas que produzem estes produtos estão agora sendo condenadas às indenizações. Não se compreende como a simples advertência nas embalagens de adoçantes artificiais e químicos permitem a continuidade de seus usos, quando alternativas de origem vegetal estão disponíveis, sem as mesmas inconveniências.

fda-logo_0

Cada vez que se toma um café nos Estados Unidos, ao ver os envelopes de adoçantes artificiais com as advertências que eles são produzidos com componentes cancerígenos, fica-se chocado com esta permissividade das autoridades. É evidente que o seu consumo limitado não deve provocar inconvenientes, mas muitos produtos contêm outros similares, e o seu acúmulo por muitos anos de uso devem estar provocando efeitos.

Em todo o mundo, a quantidade de câncer está aumentando m assustadoramente, e muitos devem ser atribuídos às alimentações inconvenientes. Ainda que muitos sejam hoje curáveis com tratamentos custosos. Também os casos de obesidade mórbida estão visivelmente aumentando, com o consumo exagerado de refrigerantes dos chamados “junk foods”, obrigando até tradicionais redes internacionais de alguns hambúrgueres alterarem alguns de seus produtos, visando se livrarem da comprovada inconveniência do seu consumo contínuo.

Os seres humanos estão efetuando menos esforços físicos, como andar regularmente longas distâncias, pois utilizam mais veículos. Se antes eliminavam naturalmente muitos destes componentes inconvenientes com exagerados carboidratos, sal e açúcares em excesso, não o fazem mais, acumulando pesos de forma crescente, gerando muitas moléstias. As gorduras trans estão sendo condenadas, mas muitos jovens estão os consumindo, imobilizados diante da televisão.

Acumulando o intenso envenenamento com componentes químicos comprovadamente condenados com estes hábitos alimentares inconvenientes, está se aumentando as doenças, exigindo gastos cada vez mais elevados com a saúde, a ponto de não ser possível cobrir com os orçamentos existentes. Existem hoje alternativas com alimentos naturais, como os sucos de frutas frescas ou produtos sem agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Se todos aumentarem os cuidados com a sua própria saúde, além do que fazem as autoridades, existem possibilidades objetivas para uma vida mais sadia, reduzindo os dispêndios com os tratamentos que são sempre custosos e exigem mais sacrifícios pessoais.

É preciso optar pelas alternativas mais sadias hoje disponíveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: