Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Suplemento do Valor Econômico Sobre Sustentabilidade

21 de março de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Em que pesem algumas manifestações pessimistas, o fato concreto é que as publicações sobre os assuntos de sustentabilidade estão se intensificando com a proximidade da próxima reunião em junho do Rio+20, quando as Nações Unidas devem discutir o problema no Rio de Janeiro. Um exemplo é o suplemento Especial do Valor Econômico sobre Negócios sustentáveis publicados hoje.

O suplemento publica artigos de grande interesse, como o elaborado por Sergio Adeodato, sobre as empresas que buscam maiores avanços ambientais desenvolvendo soluções em parceria com seus fornecedores. O artigo trata de transformar substâncias vegetais que fazem a assepsia da natureza em produtos para limpeza pesada em fábricas. Em muitas lojas que trabalham com produtos orgânicos encontram-se os que podem ser utilizados domesticamente para a eliminação de gorduras de tudo que é utilizado na cozinha como nas refeições. Dada à ampla biodiversidade brasileira, muitos produtos semelhantes podem ser produzidos para reduzir a poluição.

05644333600

A TerpenOil cria produtos de higienização fabricados a partir de óleo extraído da casca de laranja

Também incluem artigos como de Roberto Rockmann que trata dos pequenos produtores que avançam na cadeia dos produtos orgânicos, como os que podem ser encomendados pela internet para entrega domiciliar. Todos sabem que estes produtos estão com a demanda muito elevada, bem acima da média da economia brasileira.

Também Sergio Adeodato cuida do problema da produção de madeira de forma adequada, no artigo que tem o título “Manejo ruim avança na floresta”, mostrando que o desmatamento está se reduzindo, mas o manejo continua ruim. Existem ainda problemas de madeira ilegal, ainda que em São Paulo esteja aumentando o uso de madeiras de construções retiradas de demolições.

O mesmo autor trata de suco de laranja brasileiro que passa a ter selo ambiental, informando que, com a maior escala da produção certificada, os ganhos em preços e mercado devem chegar ao produtor rural.

Cecília Araújo aborda, também, o aproveitamento dos contêineres descartados que ganham espaços em projetos de construção civil, com empresários como Danilo Corbas informando que, assumindo as características e o visual das caixas, é possível reduzir em até 35% o custo da mão de obra nas construções. Informa-se que com estas técnicas existem menores resíduos e mais segurança nos canteiros das obras.

São infindáveis as pequenas iniciativas de empresários e técnicos conscientes da necessidade de aumentar as possibilidades de sustentabilidade, não se preocupando somente com o desenvolvimento e as inovações tecnológicas, mas mantendo um olho nos problemas ambientais.

Mesmo os grandes projetos procuram adotar meios para agredir menos o meio ambiente, pois suas imagens ficam comprometidas com notícias sobre os danos que provocam com seus projetos pouco estudados. Existem muitas medidas que já se revelaram eficientes em outros países, e estudos continuam sendo feitos no Brasil, que apesar de sua riqueza natural vem aumentando a consciência da sustentabilidade, principalmente por parte dos mais jovens.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: