Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças que Ocorrem no Extremo Oriente

13 de abril de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Muitos ocidentais imaginam que persistem problemas decorrentes das relações entre o Japão e a Coreia antes e durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, um editorial publicado pelo conservador jornal econômico japonês Nikkei, de autoria de Motohiro Ikeda, pode surpreender pela mudança que está ocorrendo entre estes dois países. Os filmes coreanos, as novelas transmitidas pela televisão japonesa e os grupos musicais coreanos que fazem sucesso no Japão mostram que a Coreia está exportando parte de sua cultura para os japoneses, que antes somente era conhecido por marcas como a Samsung ou Hyundai.

Está ocorrendo uma verdadeira “onda coreana” que está desafiando as previsões críticas que se observavam há apenas uma década, quando esta tendência começou, e que era identificada como uma moda de pequena duração. Atualmente, as ofertas de entretenimentos coreanos estão gerando impressionantes resultados econômicos no Japão.

coreimagesuntitled

Pratos da culinária coreana que vêm fazendo sucesso no Japão

Este “boom” é tão forte que os preços dos imóveis onde há concentrações de estabelecimentos coreanos em Tóquio subiram, como nas proximidades da estação de Shinjiku. São restaurantes, lojas e casas de espetáculos, com três grupos de jovens coreanos chamados K-pop – Girls Generation, Kara e TVXQ no concurso de música popular da TV japonesa NHK. Estes grupos coreanos, com facilidade de línguas estrangeiras, não fazem sucesso somente no Japão, mas estão se destacando em outros países asiáticos.

As exportações de produtos coreanos para o Japão estão aumentando em cifras de muitas dezenas por ano, e não se referem somente a entretenimentos. Também não se resumem as exportações de produtos culturais, mas uma pesquisa mostrou que 300 empresas coreanas prestadoras de serviços fazem parte deste “boom”.

Uma pesquisa mostrou que 82,8% dos entrevistados disseram que o aumento no interesse global sobre a cultura coreana no Japão permitiu acentuar os seus aspectos positivos, sendo 51,9% tinham crescido suas vendas em decorrência dos filmes e música coreanos. 45% das empresas coreanas de alimentos estavam se beneficiando com esta onda.

Molhos, temperos e bebidas coreanos estão sendo mais procurados no Japão, e as principais estrelas coreanas estão sendo utilizadas para promover estas vendas. O turismo dos japoneses para a Coreia também tem registrado aumento expressivo. Os cosméticos coreanos estão entre os produtos mais procurados pelos turistas japoneses.

O interessante é que esta atração não é somente dos jovens, mas as idosas japonesas consideram os astros coreanos verdadeiros ídolos, ainda que exista uma minoria que ainda possui restrições aos coreanos bem como chineses.

No entanto, parece que começam a amadurecer por baixo as condições sonhadas por alguns líderes na possibilidade do estabelecimento de uma espécie de mercado comum entre os três países mais importantes do Extremo Oriente.

Com um sinal significativo, o Museu do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, que guarda documentos sobre a diplomacia desde a era Meiji. tem o nome de Museu Histórico Asiático, ainda que contenha também no seu acervo os relacionados com todos os países do mundo, inclusive o Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: