Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Programa Radiofônico em FM no Japão Sobre o Brasil

26 de maio de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Como é do conhecimento de muitos, a cidade de Hamamatsu na província japonesa de Aichi, é uma das que contam com maior número de habitantes estrangeiros, principalmente brasileiros. Uma matéria publicada na WebTown, que mantém um intenso intercâmbio com este site, fala de um interessante programa de rádio, transmitido em FM pela Haro Japão, com o locutor Ricardo Miyata. A matéria é originária da IPC – TV Globo, que transmite os programas da TV Globo brasileira no Japão. O programa é transmitido todos os domingos a partir das 18 horas, tendo a duração de uma hora. Intercala falas básicas em japonês com expressões e trechos em português, de forma extremamente descontraída como é do estilo brasileiro.

Segundo as explicações constantes do vídeo que pode ser visto integralmente acessando o que consta abaixo, o programa visa os ouvintes japoneses e brasileiros falando de assuntos relacionados com o Brasil. Muitos japoneses estão se interessando como vivem os brasileiros, cuja imagem ainda se concentra na Amazônia, carnaval e no futebol. O locutor passou a morar no Japão quando a sua família para lá se transferiu, e na ocasião não falava nada em japonês e ainda recebe instruções da produtora sobre as formas de se comportar diante do microfone, evitar algumas gafes e outros detalhes.

O sucesso é tamanho que o programa está recebendo muitos retornos de todas as partes do mundo, tendo um colaborador permanente que vive em Manaus, no Amazonas. O locutor trabalha regularmente como modelo e vem recebendo convites para participar de comerciais no Japão. Planeja ampliar as suas atividades para outros setores relacionados com o intercâmbio bilateral. No fundo, tudo está colaborando no sentido de uma compreensão mútua entre brasileiros e japoneses.


2 Comentários para “Programa Radiofônico em FM no Japão Sobre o Brasil”

  1. Rose
    1  escreveu às 18:25 em 24 de abril de 2014:

    Hamamatsu fica na provincia de Shizuoka. nao eh Aichi

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 15:28 em 25 de abril de 2014:

    Cara Rose,

    Obrigado pela correção.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: