Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ministro de Defesa Não Político no Japão

20 de junho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

No complexo quadro político japonês, o atual primeiro-ministro Yoshihiko Noda e seu partido, o DPJ – Partido Democrata do Japão, não contam com o suporte necessário para efetuar as reformas indispensáveis, principalmente para a sua proposta da elevação substancial dos impostos sobre as vendas, visando que sua dívida pública não se torne impagável. Ao mesmo tempo, o Japão precisa encontrar um entendimento com os Estados Unidos para assegurar a sua defesa externa, tendo como ponto crucial a transferência das forças estacionadas em Okinawa que se tornou um problema emblemático. Num gesto de desespero, necessita também do apoio do partido da oposição, o LDP – Partido Liberal Democrata, para enfrentar questões cruciais.

Na última modificação do quadro de ministros, o primeiro-ministro acabou por escolher para o complexo cargo de ministro da Defesa Satoshi Morimoto, considerado um profissional extremamente qualificado, não político, que já serviu diversos governos do atual partido oposicionista, o LDP. Jeffrey W.Hornung que é professor no Centro Pacífico-Asia para Estudos de Segurança em Honolulu, Estados Unidos, escreveu um artigo sobre o assunto publicado no prestigioso The Diplomat, com o título “Japan’s Sensible New Defense Chief”.

morimoto-photoapp_full_proxy

Satoshi Morimoto

Satoshi Morimoto é considerado um acadêmico, tendo ocupado diversos cargos relacionados com os assuntos de defesa. Formou-se na National Defense University, atuou 15 anos no Air Self Defense Forces, e foi diretor de Política de Segurança Nacional do Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão, todos os cargos de funcionários e não de políticos. Escreveu muitos livros e artigos sobre o assunto e costuma conceder entrevistas aos programas de televisão, sempre sobre assuntos de defesa.

Exerceu também funções de assessoria de diversos gabinetes de ministros do LDP, em diferentes administrações. Ele também é considerado como uma personalidade com boas conexões com os Estados Unidos, sendo partidário do fortalecimento desta aliança. Ele tem posições consideradas críticas com relação à China, notadamente nos conflitos relacionados com ilhas no mar entre os dois países. Bem como as diferenças japonesas relacionadas com a Coreia do Norte, o que parece caro ao LDP. É considerado com um conservador nos assuntos relacionados com a autodefesa japonesa, e defende o direito do Japão de exercer a sua legítima defesa coletiva.

A legislação japonesa não impede que ministros não sejam parlamentares, e economistas profissionais, como o professor Saburo Okita, já foi ministro dos Negócios Estrangeiros. O ministro de Defesa não tem responsabilidades eleitorais, e se existir censura na Dieta o assunto volta-se ao primeiro-ministro.

Além das qualificações do ministro Satoshi Morimoto, sua nomeação deve ser considerado como uma carência de políticos que possam preencher os requisitos indispensáveis para o atual governo, deixando claras as dificuldades porque passa o Japão.


2 Comentários para “Ministro de Defesa Não Político no Japão”

  1. Joseilton Barroso
    1  escreveu às 09:04 em 20 de junho de 2012:

    O Japão é uma ilhota e ainda fica brigando com a poderosa China por outras ilhotas. Realmente, marca o declínio de uma país que, na realidade, nunca foi potência, pois jamais teve bombas nucleares. Do que adianta ter Toyota e Sony se não tem poder de persuadir o inimigo?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:06 em 20 de junho de 2012:

    Ao Joseilton Barroso,

    Acredito que vale a pena V. estudar um pouco, não somente sobre o Japão como outros arquipélagos como a do Reino Unido, os países escandinavos ou pequenos países como a Holanda ou Bélgica. O que parece importar são os recursos humanos que conseguem superar suas adversidades naturais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: