Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Número de Junho do Highlighting JAPAN com Tema Saúde

14 de junho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , ,

A revista eletrônica Highlighting Japan vem publicando informações variadas e relevantes sobre o Japão, e neste último número concentra sua atenção nas inovações que estão sendo conseguidos na área da medicina, com foco nos problemas japoneses, mas que também são uteis em outros povos. Na nova estratégia para desenvolvimento do Japão estas inovações ganham destaque criando desafios para as suas indústrias, com benefícios para diversas populações. A íntegra da revista, em inglês, encontra-se no http://www.gov-online.go.jp/eng/publicity/book/hlj/index.html .

Os artigos começam com exemplos da medicina no espaço, referem-se aos estudantes que estão trabalhando com o corpo humano, a produção de equipamentos médicos, a medicina voltada para os bebês, enfermagem adaptada das lutas marciais, as pesquisas efetuadas com os finlandeses para serviços relacionados com os idosos e entrevista relacionada às vidas longas e saudáveis.

01

O tópico relacionado com a medicina no espaço mostra que tudo indica que existem dois problemas fundamentais com a vida, por muito tempo, em ambiente sem gravidade. Gera problemas que também são comuns aos idosos, relacionados com a perda da musculação e a osteoporose. As pesquisas japonesas se concentram na produção do que chamam de cristais de alta qualidade para gerar proteínas relacionadas com a obesidade, câncer e outras doenças, e que ajudem a resolver problemas com os exercícios que reduzam as dificuldades de musculações e fortalecimento dos ossos.

Outra unidade de alta tecnologia que entrou em operação no Japão é a chamada Riken Harima Institute’s SACLA, que produz o chamado X-ray Free Electron Laser, que tem potencial para ingressar no conhecimento do mundo ainda não conhecido. Possuem as características de raios-x e laser, observando os movimentos dos átomos e moléculas. Os japoneses conseguiram efetuar isto numa unidade de dimensões menores que os americanos e alemães que são gigantescas, tendo potencial para entendimento das estruturas das proteínas e células vivas. Isto seria básico para o desenvolvimento de remédios que teriam funções específicas, com alta eficácia terapêutica.

No chamado Tokyo Kids Medical School, estudantes dos cursos fundamentais têm a possibilidade de conhecer com os médicos os sistemas do corpo humano, saúde e doenças. Utilizam equipamentos médicos como microscópios. Como brincadeiras, os jovens aprendem sobre o coração, respiração, digestão, câncer, e as funções dos cirurgiões, utilizando equipamentos médicos usuais como endoscópios.

Novos equipamentos médicos de alta eficiência e qualidade estão sendo produzidos no Japão, como ventiladores para bebês prematuros ou utilização da luz para curas médicas como exemplos. Estes equipamentos estão atraindo o interesse de países estrangeiros sobre estas novas tecnologias.

O Japão tem um dos mais baixos índices de mortalidade infantil, que se deve à disseminação de manuais para o trato das crianças e das mães. Estes conhecimentos estão sendo transferidos para países em desenvolvimento, como as Filipinas, utilizando instituições como o JICA – Agência Internacional de Cooperação.

Técnicas de enfermagem estão utilizando conhecimentos antigos de lutas marciais como o kubujutsu, que era utilizado no período dos samurais (entre 1603 a 1867). Aproveitam os movimentos musculares de ataque e defesa, não contando com limites físicos para tanto.

Para desenvolvimento e pesquisa relacionados com o tratamento de idosos, com iniciativas criativas, instalou-se uma unidade da cidade de Sendai do Japão com a de Wellbeing da Finlândia, na província de Miyagi. Conta com a colaboração do governo, da indústria e da academia. Muitos produtos estão sendo desenvolvidos, como os robôs que proporcionam confortos para os idosos, utilizando câmeras e sensores. Equipamentos computarizados ajudam a efetuar cirurgias odontológicas. Andadores estão adaptados para caminhadas como no sky. Cadeiras de roda contam com dispositivos que ajudam a pessoa a se levantar, entre outros muitos produtos.

Como o Japão conta com a maior quantidade relativa de idosos, o governo reconhece a necessidade de iniciativas criativas para os seus atendimentos, pois é dos que menos utilizam recursos para tanto entre os países desenvolvidos. Estimulam pesquisas nesta direção com variados projetos, como os relacionados com as regiões atingidas pelos acidentes naturais. Esperam desenvolver sistemas médicos sustentáveis que possam ser transferidos também para outros países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: