Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novas Tecnologias Relacionadas Com Dióxido de Carbono

20 de junho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Em pleno desenvolvimento das complexas negociações da reunião das Nações Unidas no chamado Rio + 20, a General Eletric norte-americana e a Sargas norueguesa anunciam o desenvolvimento conjunto de uma nova tecnologia para captura das emissões de dióxido de carbono, conhecido como CO², com um custo baixo, a tal ponto que dispensa a utilização de subsídios governamentais. Todos sabem que a poluição básica da atmosfera é provocada pelo lançamento de CO², tanto pelo consumo de combustíveis fosseis como o petróleo, ou pior, com a utilização de carvão mineral ou xisto betuminoso, cujas reservas estão sendo ampliadas por novas descobertas.

Estas duas empresas informam, num artigo escrito por Ed Crook de Nova Iorque, e publicado pelo Financial Times, que a nova tecnologia permite a captura do CO² a um custo mais baixo que US$ 30 por tonelada, que é pago pela indústria petrolífera para ser injetada em poços que já são considerados antieconômicos, como em Texas nos Estados Unidos. As duas empresas anunciam que duas fábricas de CO², uma na costa da Noruega e outra no Golfo do México, serão as primeiras a funcionarem, previsto para no máximo 2016.

58446485GE-Logo

Como é do conhecimento geral, o desenvolvimento econômico atual vem ocorrendo com a crescente demanda de energias poluentes, pois as limpas ainda apresentam custos elevados, como as eólicos ou solares, ou são limitadas como as hidroelétricas. O gás natural apresenta um nível de poluição mais baixo, mas, na matriz energética mundial, as termoelétricas são atômicas, cujos riscos são considerados exagerados, ou utilizam petróleo, carvão mineral ou xisto betuminoso.

Isto vem ocorrendo tanto em países industrializados, como os Estados Unidos ou europeus, e também nos países emergentes, como a China. Os custos de filtros dos gases poluentes continuam sendo elevados.

A nova tecnologia anunciada permite a captação do CO² com custo mais baixo que os pagos pelas empresas petrolíferas, para ser injetado nos poços já considerados antieconômicos. Com isto, força-se a produção de petróleo nestes poços que já estão abandonados. Já existem inúmeros projetos que tentaram a captação do CO², mas eles foram abandonados pelos seus elevados custos.

Com estas novas tecnologias abrem-se as perspectivas de reduções substanciais do aquecimento global que vem ocorrendo no planeta.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: