Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Bloomberg Posta Artigo Sobre Xi Jinping

1 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

É mais que natural que um líder chinês designado para ser o futuro presidente do país mereça uma consideração detalhada da sua vida na imprensa internacional. No entanto, o artigo que leva o título em inglês “Xi Jinping Millionaire Relations Reveal Fortunes of Elite” dá a impressão de estar carregado de uma posição ideológica sobre a formação duvidosa de fortunas das elites de países considerados não democráticos como a China. A sua íntegra pode ser obtida em inglês no http://www.bloomberg.com/ e traz uma linha de tempo da família de Xi Jinping cujo pai, Xi Zhongxun, tinha sido vice-premiê, tendo caído em desgraça apesar de revolucionário que lutou ao lado de Mao Zedong. O filho foi enviado para o campo na época da Revolução Cultural para a sua reeducação, mas conseguiu voltar para fazer um curso de elite na renomada Universidade de Tsinghua, exercendo funções importantes em diversas regiões da China, que lhe angariaram prestígios para ser apontado para o posto máximo no futuro próximo.

O artigo foi elaborado por uma grande equipe da Bloomberg localizada em diversos locais, tratando inclusive do seu relacionamento com a esposa Peng Liyuan, uma famosa cantora do Exército de Libertação do Povo, que também tem seus negócios, bem como seus familiares. Mas se concentra nos grandes investimentos de Xi Jinping que se estendem por diversas regiões como Hong Kong, e em atividades variadas.

 xin_4720305151238906199427180px-Bloomberg_logo_svg

Xi Jinping

Tanto na China como na Rússia, muitos líderes políticos e pessoas a eles ligadas se beneficiaram do que denominaram “nomeclatura”, contando com privilégios do poder. Michael Bloomberg se considera hoje um político bem sucedido que veio de atividades informativas relacionadas com as atividades financeiras, notadamente as relacionadas com as bolsas de valores.

Eles começam a listar dos seus investimentos em uma empresa que opera com terras raras, estratégicas e dominadas pela China. Seguem investimentos em atividades imobiliárias na costa do Mar Sul da China e Hong Kong, bem como outros em Beijing. Algumas notícias aventam sua participação em atividades escusas, segundo o artigo, fazendo paralelo com o que aconteceu com Bo Xilai.

Relacionam os patrimônios obtidos por seus familiares, com sua irmã mais idosa e seu esposo, inclusive na área tecnológica e de celulares, com cunhado em telecomunicações, e outros em eletrônica e nas áreas de desenvolvimento imobiliário em diversas regiões, inclusive em sistemas de economia de energia. A Bloomberg cita outros casos de familiares de líderes políticos que teriam prosperado nos seus negócios, desde as intensificações dos usos do mercado na época de Deng Xiaoping.

Procuram relacionar estes fatos com os discursos a favor da igualdade de oportunidades entre os chineses. Admitem que isto aconteceu também em muitos países, inclusive nos Estados Unidos. Muitos acadêmicos são citados com referência aos riscos que tais procedimentos acabam provando.

Os que conhecem a China sabem que os relacionamentos com as autoridades, parentescos e relacionamentos consolidados nas universidades são de grande importância. O mesmo acontece no Japão e também, em certa medida, nos Estados Unidos, ainda que não haja transparência, como no caso dos relacionamentos do complexo industrial militar com os políticos, lamentavelmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: