Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasil Luta Para se Desenvolver com suas Contradições

16 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

O Brasil é um país complexo, como a maioria dos países que adquirem importância internacional neste mundo cada vez mais globalizado, com o estágio já conquistado, contando inclusive com suas contradições. Facetas dos segmentos que já alcançaram avanços substanciais convivem com segmentos ainda arcaicos, amadurecimentos ao lado de jovens ousadias, o tradicional com o inovador, sempre inserido no mundo que nos cerca, que também apresenta problemas e mudanças que estão sendo processados. Abrindo os principais veículos de comunicação social deste fim de semana, como o Valor Econômico, Folha de S.Paulo, o Estado de S.Paulo bem como algumas televisões, é possível notar-se a intensa e positiva inquietude na população brasileira, que provoca dinâmicas mudanças em todo o país.

Muitos jornais passaram a incluir suplementos que os jovens consideram “cabeça”, por tratarem de assuntos que exigem um mínimo de preparo intelectual para serem apreciados, mostrando que no Brasil aumenta os componentes de uma elite de pensadores que está conectada com o que há de melhor no mundo em matéria de cultura. Estas publicações são dignas do que é divulgado nos centros mais avançados deste planeta. E também apresentam importantes aspectos das características populares locais.

A Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, por exemplo, está se preparando para se apresentar em agosto no prestigioso Royal Albet Hall de Londres, sob a estupenda regência da Marin Alsop, com um solo do prestigiado e veterano pianista brasileiro Nelson Freire. Ao longo de quatro apresentações conjuntas, além dos ensaios, ele veio se entrosando cada vez melhor com a orquestra para interpretarem o “Momoprecoce”, de Villas Lobos, inclusive gratuitamente e a céu abeto no Parque do Ibirapuera. Marin Alsop que conseguiu o domínio completo da orquestra, no “bis” dos concertos ofereceu um empolgante frevo elaborado pelo compositor brasileiro de bossa nova, Edu Lobo, que mexe com a emoção de todos.

12195609

Marin Alsop e Nelson Freire em apresentação da Osesp na Sala São Paulo (foto: Divulgação)

Nos esportes, os atletas brasileiros estão se preparando como todos no mundo, mas foi particularmente significante que a dupla feminina de vôlei Juliana e Larissa venceu a da chinesas Xue e Zhang Xi, que são campeãs olímpicas, sagrando-se campeãs nesta importante etapa de Berlim que antecede as Olimpíadas de Londres. Espera-se que o mesmo espírito esteja tomando as equipes masculinas de futebol, vôlei e basquete, entre outras modalidades esportivas, pois ainda somos pouco significantes do ponto de vista esportivo no mundo, apesar das paixões e criatividades brasileiras, que também se disseminaram pelo mundo.

Na economia, apesar de muitas lamentações sobre a performance mais pobre do Brasil no primeiro semestre, muitos analistas ainda não observam que a atual crise mundial está desacelerando os crescimentos em muitos países, havendo os que estão em situação de depressão. Medidas de política econômica estão sendo tomadas em todo o mundo, com redução dos juros e impostos, e fornecendo estímulos aos investimentos, como vem ocorrendo na China e no Brasil, ainda que em escala menos ousada, e com as limitações existentes. Se desejarmos continuar competitivos, temos que estimular ainda mais, ajudando o cenário que começa a melhorar no setor rural brasileiro e regionalmente, inclusive na nova classe média local.

Na política, dentro de muitos eventos que estão procurando reduzir as tolerâncias com as irregularidades políticas, foi surpreendente a entrevista concedida pelo Thereza Collor sobre os acontecimentos que antecederam e culminaram na cassação do presidente Fernando Collor, bem como o que ocorreu posteriormente, que deve ser publicado num livro brevemente. Além dos problemas de corrupção, é impressionante como alguns políticos brasileiros continuam utilizando eminências religiosas, inclusive com o uso de medidas sobrenaturais. É evidente que a política sempre tem um imponderável, e os oráculos sempre foram utilizados para se tentar conhecer o futuro.

Os avanços que se conseguem na consolidação política parece eivado de contradições, havendo necessidade de fortalecer os esforços para os avanços democráticos dentro de um mínimo de racionalidade e legalidade, pois continuam sendo os fundamentos da sustentabilidade de um país, principalmente nos seus relacionamentos internacionais. É evidente que a emoção popular continuará sendo importante, como em muitos outros países, mas é sempre importante lembrar os retrocessos que se observaram, para procurar caminhos mais dignos para o futuro.

Se os seres humanos não são perfeitos, as sociedades em que vivem também possuem suas dificuldades, mas constatar que está havendo avanços no Brasil é confortador. No entanto, é preciso observar que o resto do mundo não está parado, apesar de muitos ressaltarem as decadências que se observam aqui e acolá. Todos estão lutando por melhorias que atendam o maior número da população, mesmo aqueles com os quais não concordamos e com os quais temos que conviver.

O desenvolvimento é um processo que envolve todos os aspectos de uma sociedade, não se restringindo ao econômico, mas envolvendo uma consideração mais ampla que pode ser entendido como cultura, no seu sentido mais abrangente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: