Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Gastronomia no Brasil

5 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , ,

Todos sabem da imensa biodiversidade existente no Brasil, e o suplemento especial do Paladar, que procura resumir o que aconteceu no 6º evento anual, apresenta um balanço interessante que deve interessar a todos que se relacionam com o assunto. Com o título de capa “Visite a nossa cozinha”, ele mostra do que se dispõe na metrópole como na roça, na praia como no sertão, informando que deu liga foi a farinha, do feijão com o arroz fazendo companhia ao peixe.

Segundo a introdução do suplemento, o evento permitiu pesquisas de ingredientes, mergulhando nas águas, embrenhando-se pelos diversos biomas e tradições regionais, conhecendo o Brasil profundo e sua ampla diversidade. Muitos conhecidos chefs da culinária brasileira, como Helena Rizzo, Carla Pernambuco, Rodrigo Oliveira, Alex Attala e Jefferson Rueda, entre os mais badalados, tiveram a oportunidade de mostrar o que se dispõe, inclusive algumas coisas exóticas como o içá, e um sem número de ingredientes que não são os mais conhecidos nos restaurantes brasileiros. É um suplemento para ser guardado para um exame mais profundo e demorado.

KazuPy

O evento tomou três dias e em 72 duas horas, resultando num suplemento de 32 páginas, cobrindo desde cozinha e salão, conversa entre os chefs para preservar o patrimônio cultural e gastronômico, visitas realizadas fora do Grand Hyatt onde se realizou o evento, percorreu-se os mercados, indicações para conferir alguns pratos, lista de algumas matérias-primas, outras que foram levadas pelos chefs, as frutas das estações, o que acontece no sertão, os peixes utilizados, pratos ensinados em aulas, as bebidas e o que aconteceu nos bastidores.

Cinquenta e seis chefs, produtores, sommeliers e pesquisadores fizeram suas apresentações, cujas fotos e resumos de suas atividades estão no suplemento. Foram registradas queixas, como dos critérios da Anvisa, que não entende dos ingredientes e procedimentos promovendo a sua proibição.

Mostrou-se a desconstrução suína, e temperos colhidos na hora, inclusive nos apartamentos. Alguns chefs e seus trabalhos foram destacados, o mercado de peixe do Ceagesp foi visitado de madrugada. Falou-se dos produtos orgânicos, bem como o que é feito da farinha.

Das frutas e materiais ainda considerados exóticos, falou-se do abricó-do-pará, da sapucaia, cará roxo, da pupunha, do priprioca, do ingá, da banana pacova, da maçã do coco, do inajá, do cupuaçu, da bacabi, além da cachaça Santo Grau Século XVIII e do melaço de Abastetuba.

Informa-se sobre os restaurantes e pratos que foram apresentados e continuam sendo ainda nesta semana, bem como os bares e cafés. Fotos com as descrições sucintas de muitos produtos são apresentadas, verdadeira festa para os olhos e curiosidades.

Muitos preparos foram fotografados e resumidos com textos, inclusive os mais exóticos e menos conhecidos, despertando interesses e o apetite para experimentar muito deles. Ensina-se o preparo de conservas a partir de muitas frutas, e o preparo de alguns peixes menos usuais.

Alguns pratos são apresentados em cerâmicas diferentes que começam a ser utilizadas para melhor aparência visual, que sempre foi importante em outras culinárias. Bebidas variadas foram degustadas, mostrando a diversificação que está ocorrendo.

O evento e a publicação do suplemento devem ser elogiados, pois dão uma amostra de quão rica é a culinária brasileira, podendo causar inveja as de muitos outros países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: