Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Processo de Desenvolvimento Integral do Brasil

9 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Todos sabem que o processo de desenvolvimento não se resume no crescimento da produção com o aumento da eficiência produtiva, além de incorporação de recursos adicionais. Ele é um processo mais complexo que envolve muitos aspectos da sociedade, e no Brasil constata-se que ele está ocorrendo de forma equilibrada, ainda que existam muitos setores aonde também devem ocorrer avanços. Mesmo que muitos analistas interpretem que no Rio + 20 não ocorreram avanços expressivos no sentido da preservação do meio ambiente e fixação de metas para diversos objetivos, todos puderam verificar que houve uma ampla participação, não somente de autoridades representativas dos governos de muitos países, mas também de vozes que expressam o que aspiram as sociedades civis, do Brasil e do mundo. E no cenário que encanta a todos, o Rio de Janeiro foi consagrado como patrimônio natural e cultural da humanidade pela Unesco, exigindo maiores empenhos dos brasileiros na sua manutenção.

O Brasil deixou de ser somente o país do futebol, ainda que este esporte continue a galvanizar as emoções dos brasileiros, tanto localmente como no exterior, explodindo nas telas das televisões. O Corinthians ganhou a Copa Libertadores das Américas e se consagrou para disputar em Tóquio com outras equipes o Mundial de Clubes, inclusive com o Chelsea, o campeão europeu. O Palmeiras prepara-se para disputar com o Curitiba a final da Copa do Brasil. Vôlei, basquete, e muitos atletas de outras modalidades esportivas se preparam para as Olimpíadas de Londres. Mas outros eventos mostram que a forma descontraída de viver dos brasileiros também abrangem diferentes manifestações culturais, onde podem se destacar algumas.

estatua-viva-de-carlos-drummond-de-andrade-que-estara-na-flip-2012-1341006990714_615x470abertura-43-festival-inverno-campos-do-jordao-2012

Estátua viva de Drummond em Paraty / Osesp na Abertura do Festival de Campos de Jordão

FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty está se apresentando com a sua décima versão destacando Carlos Drummond de Andrade, reunindo escritores nacionais e estrangeiros numa rica sequência de eventos, mostrando as novas facetas culturais de um Brasil integrado no mundo, com uma produção e consumo de livros como poucos em países emergentes, com uma ampla diversidade nas abordagens. Numa pequena localidade que guarda traços de um Brasil colonial, promove-se o intenso intercâmbio de ideias que enriquecem a todos.

O 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão que se concentra nos eventos musicais já é consagrado, tanto pelos concertos que são apresentados como nas formas pelas quais as experiências de artistas já conhecidos são transferidas para os jovens que estão se preparando para ocupar o seu lugar ao sol. Homenageia-se Eliezer de Carvalho, seu criador. Tal é a magnitude do evento que seus limites já extravasam para a própria Capital, principalmente na reconhecida Sala São Paulo. Novos patamares estão sendo alcançados pela qualidade da música apresentada, que não se resume à clássica, mas incorpora parte da alma popular brasileira, permitindo que a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo bem como muitos artistas individuais sejam convidados para participar dos mais prestigiosos eventos internacionais, em países e eventos de longa tradição neste tipo de manifestação cultural.

O 6º Paladar – Cozinha do Brasil vem mostrando toda a biodiversidade que existe no país, para ser aproveitado criativamente na culinária de alta qualidade de outros países. O que nem sempre é conhecido até pelos brasileiros, dada a amplidão do país como as suas diferenças dos biomas regionais, está sendo colocado à disposição dos chefs brasileiros e estrangeiros, mostrando também a criatividade brasileira.

Estes destacados eventos acabam enfatizando também as limitações brasileiras como na educação, na saúde, nos serviços públicos, nos transportes, nas acomodações aos visitantes. Mas acabam sendo um desafio e um aperitivo para os grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, exigindo esforços redobrados de todos para mostrar que os brasileiros têm “ginga”, capacidade de improvisação e podem executar trabalhos importantes, ao mesmo tempo em que preserva a sua alegria de viver.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: