Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Açaí Continua Ampliando Seus Usos Com Novas Pesquisas

27 de agosto de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , ,

Se existe um produto natural brasileiro que ganha cada vez mais projeção até no mercado mundial é o açaí. Todos reconhecem o seu elevado poder energético e em muitas academias mundo afora o açaí já é de uso constante. Os nutricionistas e novas pesquisas mostram que os seus efeitos benéficos se estendem até para a preservação da pele no envelhecimento, pelas pesquisas efetuadas por dermatologistas e nutricionistas. Ele é um produto tipicamente brasileiro, tradicional alimento amazônico onde é consumido misturado com a farinha de mandioca pelos nativos, apesar de apresentar um gosto ligeiramente exótico.

Todos reconhecem o seu elevado poder calórico, e o seu consumo exagerado pode provocar efeitos colaterais. É conhecido como um dos antioxidantes mais importantes, contendo um elemento chamado antocianina, que dá uma cor arroxeada aos alimentos, segundo o artigo publicado no O Globo. A antocianina é encontrada em outras frutas como cerejas, morango, ameixa, uva vermelha, mas o seu teor é mais destacado no açaí, que tem 33 vezes mais que o vinho tinto, segundo a nutricionista Gabriela Maia.

imagesCAH0VQMTimagesacai

O Senado Federal procura legislar para que o nome do açaí não seja utilizado no exterior sem a devida licença, como já houve um caso de uma empresa japonesa, resolvido pela diplomacia. Mas as medidas para a ampliação de sua produção necessita ir adiante, para evitar que suas mudas acabem beneficiando o Sudeste Asiático, como aconteceu com a borracha e o cacau.

O açaí ainda é predominantemente extrativo na Amazônia, mas a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vem dedicando muita atenção à sua multiplicação, com muitas novas variedades adaptadas às diversas regiões, com características diferenciadas pela precocidade, produtividade e outras qualidades, com a produção de mudas e ensino do seu manejo adequado.

Segundo trabalhos publicados no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o açaí mostra que o organismo humano consegue aproveitar melhor as suas moléculas antioxidantes. Ele é formado por 50% de gordura monoinsaturada, ajudando a preservar o coração e as circulações, sendo rico em fibras que ajudam na digestão.

O seu suco deteriora-se rapidamente, sendo facilmente encontrado na forma de polpa congelada, sendo que o seu uso está se difundindo nas mais variadas formas. A dermatologista Bianca Wiedemann destaca a sua aplicação como auxiliar no combate ao envelhecimento, já que atua contra os radicais livres.

Muitas empresas dedicadas aos produtos de beleza já utilizam o açaí nos seus produtos como máscaras, sabonetes, loções hidratantes, esfoliantes, óleos e batons. A conhecida Clinique já lançou uma linha Lip Smoothie para não deixar os lábios rachados e a coleção Nars de batons usa o seu óleo. Os xampus e condicionadores da linha Garnier Fructis e o óleo reparador da Lola Cosmetics também já usam o açaí.

É tipicamente um produto que merece um grande programa, tanto para abastecer o mundo, como contribuir na melhora da saúde e qualidade de vida, proporcionando bons empregos para os brasileiros, com um desenvolvimento sustentável da floresta amazônica.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: