Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Marcas Locais Chinesas Competem com as Multinacionais

6 de agosto de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , , ,

 

Por: Paulo Yokota Seção: Economia, Editoriais e Notícias, WebTown Tags:

O artigo elaborado por Laurie Burkitt e Emily Glazer para o The Wall Street Journal, publicação difícil de ser posto em dúvida, traz algumas notícias surpreendentes para os analistas de mercado que exigem uma reflexão. Uma pasta de dente herbal chinesa para gengivas sensíveis vende pelo dobro do preço de um produto similar da Procter & Gamble, a chamada Crest 3D White Vivid na China e continua crescendo na participação neste mercado importante. Algo semelhante acontece com detergentes para máquinas de lavar roupas, segmento na qual esta multinacional vinha inovando e crescendo há anos. Os chineses que tinham 1,1% deste mercado há cinco anos, chegaram a 8,8% em 2011.

Segundo a Euromonitor, a participação da P&G caiu de 20,8% para 19,7% em pasta dental, e a Unilever de 12% para 9,9% naquele mercado. A marca chinesa é produzida pela Yunann Baiyao, mudando os costumes dos consumidores locais. O analista de outra empresa local de mercado, a China Market Research Group, Ben Cavender afirma que as multinacionais precisarão lutar muito para se diferenciar dos grupos locais que estão oferecendo uma vasta linha de produtos.

PYKazu

Foto: WSJ

Grupos chineses estão reforçando suas marcas. A Hengan International chinesa ultrapassou a P&G no mercado de lenços e produtos de higiene em 2010, com uma participação de 10,6% comparado com o 10,5% da multinacional, segundo a Euromonitor. As empresas chinesas Guangshou Liby e Nice dominam o mercado de detergentes e sabões somando 27,6%, comparado com o 7,6% da P&G e 6,6% da Unilever.

As qualidades e marcas percebidas dos produtos também não se diferenciam, e uma pesquisa efetuada pela Nielsen com 300 consumidores chineses de pequenas cidades, onde os consumos mais crescem, 70% dos pesquisados achava que a detergente para lavadeiras Ariel da P&G era uma marca local.

Estas multinacionais estão se voltando para os mercados emergentes, pois os desenvolvidos apresentam problemas, e a China é o segundo mercado para a P&G com vendas de US$ 6 bilhões, onde contam com os melhores vendedores. Suas vendas de fraldas, cuidado das lavadeiras, cuidados do corpo aumentaram na China, mas caíram nos cuidados orais, banheira e chuveiro, cuidados da pele, segundo o Euromonitor.

Entre as reflexões que podem ser feitas, parece que os empresários chineses não podem ser ignorados, pois possuem um relacionamento milenar com a sua população e cultura, além de se destacarem no mundo. Usando como base o seu grande mercado interno, bem como o asiático, tudo indicam que podem tentar, no futuro, participar do mercado global, contribuindo com a sua competição.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: