Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chieko Aoki e Toda a Sua Personalidade

25 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Raras vezes numa entrevista, uma personalidade como Chieko Aoki consegue transmitir tanto de si, com uma franqueza comovente. Ela foi feita por Silvana Assumpção e Jaqueline Couto para a revista The President, e consta de sua edição 09, de junho/julho de 2012, ocupando quase 20 páginas, de finíssima impressão. Quem a conhece há muito tempo, bem como o seu marido John Aoki, hoje afetado por um violento derrame não tendo condições de trabalhar, descobre novas e fascinantes facetas dela na sua leitura, que enriquece a todos.

Conheci antes John Aoki que tinha sido um alto funcionário do Ministério de Finanças do Japão, onde somente os melhores preparados têm condições de ingressar. Numa visita do ministro Delfim Netto, então da Fazenda do Brasil, ao ministro Takeo Fukuda, ainda ministro das Finanças e depois primeiro-ministro do Japão, ele confessou: “Estou bem informado sobre o Brasil, pois o Aoki aqui presente, hoje um importante empresário que tem investimentos no Brasil, me mantém informado sobre o seu país”.

LastScanKazu

A entrevista revela desde quando Chieko era criança e veio com os seus pais para o Brasil, com ricos detalhes. Como estudou com afinco na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, enquanto trabalhava como secretária. Quando a rede Caesar Park foi criada por John Aoki no Brasil, em parceria com sócios brasileiros, Chieko foi lá trabalhar com ele que seu tornou o seu esposo. Ele já comandava um grande grupo, a Aoki Incorporation, em substituição ao seu pai, que ampliou internacionalmente suas atividades hoteleiras. Tive o privilégio de manter diversos contatos no Brasil e no Japão com este magnífico casal.

Chieko Aoki, segundo a entrevista, teve oportunidade de conhecer o que havia de melhor em hotelaria no mundo, comandando, a partir dos Estados Unidos, uma rede como a Westin, que se distribuía pelo mundo, com os hotéis mais expressivos, como o tradicional Algonquin, de Nova Iorque, Century Plaza, em Los Angeles, e o Beverly Wilshire, entre os mais conhecidos, todos pertencentes à Aoki Corporation.

Ela conta com detalhes o que aprendeu de melhor da hotelaria conhecida no mundo. Bem como as dificuldades na economia japonesa e a doença do marido que a levou ficar com a atual rede Blue Tree. Mas Chieko é uma lutadora que vê somente para frente, tendo novos projetos.

Muitos lances de criatividade, aproveitando ideias simples, sempre dando o seu toque pessoal de elegância e simpatia, utilizando a flexibilidade apreendida no Brasil. Sua preocupação com todas as necessidades dos seus hóspedes, bem com as preocupações com detalhes de forma que seus funcionários incorporem suas ideias de forma permanente.

Informa sobre muitas orientações que adota como regras, mas que necessitam ser atualizadas de tempos em tempos. Foi na prática que ela aprendeu alguns inconvenientes, como também as que deram origem a inovações que hoje são adotadas por outras redes hoteleiras.

Ela, que hoje é reconhecida como uma importante líder empresarial, informa o que pensa do papel que desempenha, bem como as potencialidades da hotelaria no Brasil, onde as atenções pessoais com seus hóspedes são importantes.

Ela já hospedou altas personalidades, como o atual Casal Imperial do Japão, mais de uma vez, mostrando que eles são pessoas simples que desejam, na intimidade, fugir das exigências dos rígidos protocolos japoneses.

A leitura completa desta reveladora entrevista seria extremamente útil para todos. Não consegui a sua localização pela internet, e somente alguns privilegiados poderão ter acesso à edição do segundo aniversário da revista The President.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: