Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Elevada Expectativa Sobre Mianmar

16 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Como é do conhecimento de todos, no Sudeste Asiático, Mianmar foi o último país que resolver os problemas políticos de um regime militar e está tentando consolidar uma democracia, o que lhe proporciona esperanças de desenvolvimento econômico e social. O seu presidente Thein Sein visita os Estados Unidos para participar da assembleia geral das Nações Unidas em Nova Iorque. Ao mesmo tempo, a famosa oposicionista prêmio Nobel de Paz, Aung San Suu Kyi, que ficou isolada por muito tempo e conquistou nas últimas eleições uma posição no Parlamento, receberá um prêmio de reconhecimento do Congresso do mesmo país. O The Wall Street Journal revela num artigo a esperança dos Estados Unidos poder incentivar as reformas necessárias.

Esperam que as restrições às importações de produtos de Mianmar sejam flexibilizadas, ao mesmo tempo em que se permitem que empresas norte-americanas façam investimento naquele país. Muitos estrangeiros estão identificando oportunidades em Mianmar, diante do seu atraso com relação aos outros países da região. Mesmo que ainda possam existir pequenos problemas, as esperanças são de impulsos significativos para a integração deste país na globalização que vem ocorrendo em todo o mundo.

Thein-SeinAung-San-Suu-Kyi-at-Westm-008

Thein Sein e de Aung San Suu Kyi

O fato concreto é que a prêmio Nobel está ajudando no processo de integração de Mianmar, e, apesar das restrições do passado, empenha-se no desenvolvimento atual do seu país, utilizando o seu prestígio internacional.

Os recursos humanos locais são importantes e muitas empresas, como a de confecções que atuavam no passado na China, estão se voltando para estes novos países. A prêmio Nobel aprova estes avanços que estão ocorrendo no relacionamento com o exterior. A velocidade de tais mudanças ainda não está clara, inclusive no que refere ao posicionamento da oposição quanto a questão. Além da utilização dos recursos humanos, há preocupações com relação à preservação do meio ambiente.

Existe um problema de balanço das influências, pois o presidente Thein Sein deve visitar a China antes da reunião da ONU, onde terá oportunidade de contatos com líderes de todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: