Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias Sobre Xi Jinping

14 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , , ,

A imprensa japonesa costuma ser muito cautelosa, e mesmo com a divulgação de muitas notícias no mundo, inclusive rumores sobre as causas do desaparecimento de Xi Jinping do noticiário após 2 de setembro último, com o cancelamento de muitos importantes compromissos internacionais, não se encontrava as versões japonesas. Agora, o respeitável jornal econômico japonês Nikkei, noticia com muita cautela uma informação que teria sido obtida pela agência Kyodo de Hong Kong.

Segundo um grupo de vigilância dos direitos humanos baseado em Hong Kong, The Information Center for Human Rights and Democracy, teria sido detectado células cancerígenas num estágio inicial durante um check up em 2 de setembro feito por Xi Jinping, e ele teria sido operado no hospital militar 301 de Beijing. Ele teria condições de reaparecer em público na próxima semana, segundo a fonte.

CINA_(f)_0828_-_Xi_Jinping

Xi Jinping

A imprensa internacional noticiou diversos rumores, como a que ele teria sofrido um problema nas costas durante exercícios de natação, e muitas outras hipóteses. Além do cancelamento da entrevista com a secretária de estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, também foram cancelados encontros com o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, e com o primeiro-ministro russo, Wladimir Putin, bem como o primeiro-ministro dinamarquês, Helle Thorning-Schmidt, todos em cima da hora, e sem maiores explicações. Isto preocupou a todos, como noticiamos neste site, desencadeando muitas especulações.

Ainda que a notícia não tenha sido confirmada oficialmente pelas autoridades chinesas, a versão noticiada pelos japoneses parece das mais críveis, mostrando que o problema é grave, mas não insuperável, pois o fígado tem a possibilidade de regeneração. Mas tudo isto pode ter consequências nos desdobramentos políticos que devem ocorrer proximamente na China. As histórias de problemas de saúde com muitos dignitários mostram que muitas pessoas podem mudar de comportamento, quando passam por crises profundas.

Além dos problemas de reformas profundas na economia chinesa, a passagem do comando para uma nova geração de líderes está sendo aguardada ansiosamente. Sem Xi Jinping, que seria o presidente e o poderoso secretário-geral do Partido Comunista Chinês, até as reuniões para estas mudanças ainda não foram confirmadas nas datas previstas.

Estes fatos não afetam somente a China, mas todo o mundo, dada a importância política e econômica que aquele país adquiriu recentemente na aldeia global onde todos vivemos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: