Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Grupo Canyou Composta de Deficientes

8 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

O jornal China Daily publica um artigo sobre o Grupo Canyou (que é a junção do inglês Can You), que significa “Amigos de Pessoas com Deficiências” e se dedica à alta tecnologia, notadamente na informática. Foi fundada pelo hemofílico Weining Zheng e possui 33 filiais, tendo sede em Shenzhen, e a empresa emprega 3.700 empregados, 90% deficientes tais como a perda de uma perna, braço ou com uma doença crônica. O slogan da organização é: “Quanto mais deficiente, V. é mais bonito”, que está na parece da entrada, formada por oito ideogramas-personagens.

Este exemplo está se espalhando pelo mundo, como uma forma de organização não governamental – ONG, com ênfase no software, desenho animado e animação para o e-commerce. O seu criador, hemofílico, necessita de transfusão de sangue três vezes por semana, e fundou a empresa depois de três tentativas de suicídio. E se transferiu para uma cidade que tinha capacidade de fornecer os sangues necessários, e com a ajuda que recebeu de sua mãe, teve a ideia de ajudar a si como a terceiros deficientes.

f04da2db112211b232a31e (1)

Weining Zheng

Ele imaginou que a informática era o meio adequado para os deficientes poder competir com as pessoas normais. Seu primeiro funcionário, Liu Yong, tinha menos de 1,3 metros de altura e era vitima de bullying. Todos viviam inicialmente num apartamento para estudarem e construírem sites.

Em 1999, lançaram o www.2000888.com que fornece informações diárias para os deficientes, que possui atualmente mais de 200.000 membros registrados. Em 2000, Liu Yong conquistou o quinto lugar num concurso em Praga, e em 2003, um outro funcionário, Li Hong ganhou o quinto lugar numa competição mundial em Nova Delhi.

A Canyou ganhou o prêmio Capability Maturity Model Integration que avalia as empresas de software do mundo no nível 3, em 2008 e em agosto deste ano, obteve o nível mais elevado existente, que é 5 da mesma organização.

O que vem se observando é que alguém que conta com alguma deficiência acaba desenvolvendo outras para compensar o seu comportamento. O exemplo da Canyou é muito estimulante, mostrando que os que contam com limitações podem encontrar o seu lugar ao sol, acabando sendo útil para toda a sociedade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: