Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupações Mundiais Com Xi Jinping

11 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

No mundo que enfrenta muitos problemas, o desaparecimento recente de Xi Jinping que está previsto para assumir brevemente o posto máximo no comando da China deixa evidente a fragilidade chinesa diante da sua falta de transparência, falta absoluta de informações. Todos os meios de comunicação social relevantes no mundo estão perplexos. Ninguém informa sobre o que está acontecendo, e as especulações estão com todas as asas soltas, aumentando a incerteza para todos. A economia e a política da China tornaram-se fundamentais para o mundo, e este aumento de intranquilidade naquele país desencoraja decisões importantes em todo o mundo, pois aumentam as dúvidas naturais sobre o futuro. Mesmo num regime que era fechado como o chinês, notava-se um crescente aumento das informações, que se tornaram instantaneamente opacas nas últimas semanas. Só é possível supor-se que algo muito grave esteja acontecendo.

Todos sabiam que havia problemas políticos dentro da China, onde as decisões importantes são tomadas intramuros, dentro do Partido Comunista Chinês em seus variados escalões. As dificuldades da economia chinesa exigiram reformas substanciais como vinha sendo colocado diretamente pelo presidente Hu Jintao, previsto para ser substituído por Xi Jinping. Agora, levantam-se dúvidas até se esta passagem para a nova geração de líderes terá prosseguimento, envolvendo não somente a presidência como o cargo de primeiro-ministro, hoje ocupado por Wen Jiabao, e que está previsto para ser substituído por Li Keqiang. Acaba-se especulando sobre muitos relacionamentos com o que veio acontecendo recentemente, difíceis de serem avaliados.

hujintaoxi jinpingWen_Jiabao_(Cropped)li-keqiang

Hu Jintao / Xi Jinping / Wen Jiabao /Li Kequiang

Os melhores jornalistas da imprensa internacional que contam com variados meios na China para se manter informados, mesmo que comunicações oficiais não sejam fornecidas, parecem não contar com indícios confiáveis. Os diversos cancelamentos de compromissos com altas autoridades estrangeiras sem nenhuma explicação plausível só permite supor da gravidade do que está acontecendo. Uma escuridão total se abateu sobre a China, o que não pode ser bom para o mundo.

As demoras para se conseguir informações confiáveis já são preocupantes, e as autoridades chinesas são experientes para saber que danos estão sendo causados em várias frentes. Se não estão em condições de fornecer nenhuma versão verossímil, à situação torna-se assaz preocupante.

Nós habitamos uma aldeia global, onde todos dependem de todos, sendo que os chineses conquistaram recentemente uma importância assustadora. A imaginação humana tende a pensar no pior, se o quadro não permite explicações razoáveis. Todas as complicações políticas e econômicas podem ser cogitadas.

Mesmo torcendo pelo melhor, o próprio quadro em que esta situação pode ocorrer acaba sendo preocupante, evidenciando que um quadro de transparência é seguramente superior ao da total incerteza.


2 Comentários para “Preocupações Mundiais Com Xi Jinping”

  1. Boris
    1  escreveu às 04:29 em 27 de fevereiro de 2015:

    Caramba! Não sabia disso! O Japão realmente é muito “para frente” na questão do aproveitamento do espaço e da comodidade!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:38 em 28 de fevereiro de 2015:

    Caro Boris,

    Este artigo é um pouco velho. Acho que muitas coisas já mudaram, mas obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: