Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Reflexões Sobre os Esforços da Índia

23 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Um artigo publicado por Esther Dyson, uma líder empresarial nas tecnologias digitais emergentes, no Project Syndicate provocam reflexões sobre os fatores que determinaram as diferenças de desenvolvimento em diversos países, e que soluções econômicas estão sendo adotadas atualmente para reduzir os atrasos existentes. Os exemplos apontados mostram que existem soluções para reduzir as diferenças entre os elevados padrões de qualidade de vida nos países desenvolvidos e os emergentes.

Esta influente empresária que colabora com diversas organizações visitou recentemente a Índia e descreve alguns projetos que conheceu. Um foi o do já conhecido mundialmente Jaipur Foot, organização que já proporcionou gratuitamente 1,3 milhões de próteses baratas para os que perderam seus membros inferiores. Conseguem produzir estas próteses por cerca de US$ 45 quando nos Estados Unidos chegam a custar US$ 8.000, atendendo modestamente muitos que necessitam destas ajudas. Outro foi a Amrita University, fundada por Sri Mata Amritamandamayi Devi, conhecida como Amma.

031-INDIA_Jaipur-Foot_prostheticstech_awards_500px

Próteses da Jaipur Foot e D.R.Mehta, criador do Bhagwan Mahaveer Viklang Sahayata Samiti

amrita-universityamma

Amrita University e sua fundadora Sri Mata Amritamandamayi Devi

Quando Esther Dyson foi visitar Jaipur Foot, esperava encontrar um hospital com todas as suas dependências e uma equipe de médicos, mas encontrou um barracão que aparentava mais uma oficina mecânica, com alguns pacientes esperando sua vez de ser atendidos. As próteses eram adaptadas rapidamente e depois de experimentá-las saíram usando-as sem mais delongas.

O artigo explica que os hindus que perdem suas pernas decorrem do assustador número de acidentes como de motocicletas, quedas dos trens lotados e outros problemas que também são encontrados no Brasil e outros países emergentes. Como ela tinha visitado a Amrita University, que se dedica a formação profissional sem sofisticação, imaginou estes que receberam próteses efetuando cursos de profissionalização, com suas limitações.

A autora refere-se a fama que é a China a produtora de soluções baratas, mas confessa ter verificado que na Índia os exemplos são mais evidentes. As informações disponíveis mostram que estes exemplos são frequentes em países emergentes, com destaque para a Índia, ainda que nem todos sejam de conhecimento geral, pois acaba ficando mais acessível nos países onde o inglês é mais utilizado.

Numa reflexão sobre estes problemas, pode-se sugerir que as diferenças dos níveis de desenvolvimento podem decorrer de pequenos detalhes, que, ao longo do tempo, provocaram estas defasagens. Os Estados Unidos foram beneficiados de imigrantes que para lá se transferiram com suas famílias, que tinham como seus valores a criação de condições para a sua prosperidade.

Países como a China, que até a Revolução Industrial contava com maior numero de inovações, como descreveu Joseph Needham, sofreu problemas com suas guerras internas que levaram a sua decadência temporária, que agora está sendo superada com grande rapidez. No caso da Índia, outros valores que o da conquista econômica conduziu às outras formas de realização humana.

Com o atual mundo globalizado, parecem se desenvolver rápidos mecanismos para que estas diferenças sejam diminuídas, mas fatores demográficos contribuem para dificultar a sua redução com maior rapidez. Mas eles estão em funcionamento…



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: