Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aços com Tecnologias Avançadas para Veículos

16 de outubro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O jornal econômico japonês anuncia que a Nippon Steel e a Sumitomo Metal, que estão providenciando a sua fusão, irão produzir na Tailândia, no México e no Brasil chapas de aço para serem utilizados nos veículos com tecnologias avançadas, como na Usiminas – Usina Siderúrgica de Minas Gerais. A previsão para a Tailândia e o México é para 2013, e elas serão 60% mais resistentes, cumprindo as normas de segurança ao mesmo tempo em que seu peso proporcionará redução entre 10 a 20%. O peso terá redução de 5 a 10% nos novos veículos, proporcionando mais eficiência no consumo de energia.

nslogo2sumitomo-companynews

As indústrias japonesas de automóveis nos países emergentes, como a Nissan, a Honda e a Mazda, estão construindo fábricas no México. A Nissan está no Brasil e a Mitsubishi Motors na Tailândia, todos visando veículos mais eficientes no consumo de combustíveis. A Nippon Steel e a Sumitomo Metal produzem tais chapas de aço atualmente no Japão, nos Estados Unidos e na Europa, e ainda mantinham as tradicionais nos países emergentes.

Estas chapas eficientes para os veículos da maior siderurgia japonesa ainda são superiores às da Posco coreana e da Baosteel chinesa, mas elas também estão na corrida para aperfeiçoar seus produtos.

baosteel-1024x259posco_logo

Estas evoluções têm sido constantes no tempo. Os primeiros veículos utilizavam chapas de aço extremamente resistentes, mas pesadas. As atuais parecem folhas maleáveis, para evitar os impactos e danos aos passageiros, mas apresentam expressivos ganhos na eficiência energética, que está sendo perseguida pela indústria automobilística em todas as partes do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: