Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Forçados a Procurar Eficiência

30 de outubro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Muitos sabem que são as dificuldades que estimulam inovações, muitas vezes pela falta de alternativas. A imprensa brasileira está divulgando dois casos emblemáticos que podem servir de exemplos para a procura de inovações, nestes tempos de dificuldades econômicas. A Petrobras foi sempre uma estatal que contou com privilégios que lhe assegurava bons resultados, parte decorrente de sua situação monopolística. Tanto os seus acionistas, dirigentes como funcionários foram beneficiados pelos seus elevados resultados obtidos com os preços dos seus produtos, mesmo nos períodos em que a extração do petróleo no Brasil podia se efetuar a custos bem abaixo do mercado internacional.

Hoje, diante da necessidade de colaborar na redução das pressões inflacionárias, muitos dos seus produtos, como os combustíveis, contam com restrições para acompanhar os preços internacionais, a tal ponto que exporta petróleo e importa gasolina, diesel e etanol, sem contar com condições para acelerar a produção interna, bem como as ampliações das extrações de petróleo e gás já localizados no pré-sal. Ainda que os preços dos combustíveis venham a ser reajustados, as demoras para as suas autorizações forçam a sua direção, a partir de sua presidente Graça Foster, a comprimir os seus gastos, aumentando a sua eficiência, e gerando parte dos recursos necessários para os seus gigantescos programas de investimentos.

mi_1566022310786428logo_petrobras_1

Presidente da Petrobras Graça Foster

untitledPREFEI~1

Prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad

Algo semelhante acontece também na Prefeitura de São Paulo, cujo endividamento quase dobra a sua receita. Mesmo que venha a ser ajudado pelo governo federal no melhor equacionamento de sua dívida pública, o fato concreto é que precisará colaborar com a redução do seu custeio. Os programas que foram prometidos durante a campanha eleitoral vão exigir recursos que terão que ser gerados de alguma forma, aumentando a sua eficiência operacional. A elevação da carga tributária é um caminho difícil, pois se persegue a sua colaboração na manutenção do nível de atividade da economia.

Se o problema é mais grave no Município de São Paulo, ele tende a ser semelhante em todos os que tiveram seus prefeitos eleitos no último pleito, tanto no primeiro como no segundo turno. Algumas administrações foram consideradas eficientes pelos seus eleitores, alguns beneficiados por recursos adicionais como os royalties da extração do petróleo, cuja repartição será discutida pelos demais municípios.

Parece que todas as administrações públicas e estatais estão ficando sem alternativas, e serão obrigadas a programas sérios que mantenham os seus custeios, de forma a contar com alguns recursos para os investimentos necessários. Espera que os novos dirigentes tenham uma rápida consciência de medidas drásticas neste sentido, pois a cobrança da população parece estar se tornando mais rigorosa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: