Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novas Comprovações dos Benefícios do Tomate

9 de outubro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , ,

Já havia comprovações sobre os benefícios do licopeno para a saúde humana, principalmente nos homens. Esta substância é encontrada principalmente no tomate, mas também em muitas frutas coloridas como o mamão, grapefruit, melancia e manga. O artigo publicado por Jennifer Corbett Dooran, no The Wall Street Journal, adiciona informações importantes obtidas pelas pesquisas efetuadas tendo no comando Jouni Karppi, afiliado da University of Eastern Finland’s Department of Medicine, publicado na revista científica Neurology. O estudo envolveu 1.031 finlandeses que foram acompanhados, em média, por 12 anos, entre as idades de 42 a 61 anos.

O estudo informa que, no geral, o risco de acidentes vasculares entre os que contam com elevado nível de licopeno é cerca de 55% menor que os outros. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, as maiores concentrações são encontradas em tomate cozido como purê, molho e pasta, bem mais elevadas que no tomate fresco. Uma xícara de molho de tomate contém mais de 31.000 microgramas de licopeno, enquanto o tomate cru tem 3.165 microgramas.

molho_de_tomatetortadericotacomtomateXSmall3tomatoes

As diretrizes alimentares dos Estados Unidos, segundo artigo, recomendam que os americanos consumam pelo menos 5 a 9 porções de frutas e vegetais, associando a prática com a redução dos riscos de ataques cardíacos e derrames. Estudos comprovam que o licopeno pode reduzir o risco de câncer da próstata e de outros tipos.

Os estudos efetuados na Finlândia foram acurados, e amostras dos sangues foram colhidas no início dos estudos, depois de sete anos, para a maioria de homens, que acabaram sendo acompanhados por 12 anos.

Foram examinados outros componentes que tinham a possibilidade de afetar nos acidentes vasculares cerebrais. Outros efeitos não foram detectados, mas a associação com os níveis mais altos de licopeno e a redução de 55% dos acidentes ficou clara. Outras causas destes AVC foram todas identificadas, e todo o grupo foi dividido por níveis diferentes de licopeno.

Para aqueles que consomem tomates na forma de saladas, chega a ser surpreendente que o licopeno, um antioxidante, seja mais concentrado na forma de molhos preparados. Ainda que assim seja, o consumo de produtos que tenham este elemento sempre acaba sendo recomendado, nas suas mais variadas formas, pois outros benefícios também ficam claros, principalmente para os que atingem idades que estão avançando cada vez mais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: