Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Grandes Aglomeramentos Urbanos

26 de outubro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Desde 2010, mais da metade da população mundial mora nos centros urbanos e este percentual continua crescendo. Certamente, as vantagens de morar nas cidades são maiores do que as suas desvantagens, mas a partir de um ponto os inconvenientes aumentam criando o que os economistas denominam como deseconomias de escala. Ainda que muitas facilidades públicas estejam localizadas nos centros urbanos como os de saúde e educação, os problemas de poluição, engarrafamentos, criminalidade estão aumentando de tal forma que provocam algumas descentralizações das populações onde a qualidade de vida é mais elevada. O suplemento Eu & Fim de Semana do jornal Valor Econômico, além dos habituais artigos de grande interesse, trata do assunto utilizando dados de um trabalho da ONU – Organização das Nações Unidas como o “State of the World’s Cities”, publicado pela sua agência Habitat.

Valorkazu

A ONU elaborou um índice que calcula as qualidades e deficiências das maiores cidades do mundo, mostrando que Viena, na Áustria, figura com maior destaque, mostrando que cidades de porte médio podem apresentar melhores condições que as grandes metrópoles mundiais.

Os estudos demonstram que as cidades podem apresentar índices de produtividade melhor, como podem ser comparados pela qualidade de vida, infraestrutura com que contam, situação ambiental em que se encontra, como a igualdade para seus habitantes.

Estes fatores são relevantes para a consideração dos eleitores, e o artigo destaca que engarrafamentos, poluição, isolamento do subúrbio, afetam não apenas a vida das populações como a capacidade de sua economia crescer.

Observa-se que, salvo exceções, grandes metrópoles dos países emergentes tendem a continuar crescendo desordenadamente, ampliando suas dificuldades. Algumas metrópoles mundiais apresentam formas de controle dos seus problemas, de forma a mantê-las competitivas. Em muitos países, como na Europa, evitam o exagero da aglomeração, fazendo com os centros urbanos mantenham a sua dimensão no nível médio, para preservar a qualidade de vida dos seus habitantes, descentralizando também as atividades econômicas.

A conciliação das vantagens com seus inconvenientes exigem planos de longo prazo, como planos diretores, que procuram orientar suas expansões. São Paulo, como algumas outras metrópoles do mundo emergente parece estar agravando seus problemas, passando a exigir regulamentações mais claras, de forma que seus inconvenientes não superem suas vantagens.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: