Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Suplemento que se Tornou Obrigatório

22 de outubro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

O atual suplemento Eu & Fim de Semana do jornal Valor Econômico tornou-se uma leitura obrigatória de todos que se interessam pelos variados assuntos que aborda, com a profundidade adequada. Para exemplificar, vai desde uma entrevista com a grande estrela Cláudia Cardinale, já amadurecida, que está no novo filme do português Manoel de Oliveira, que faz parte da mostra de São Paulo. Cobre os 120 anos de Graciliano Ramos, a ser comemorado no FLIP de 2013. Expressa as artes plásticas de Guy Brett, considerado descobridor de Helio Oiticica e Lygia Clark. Traz a reportagem de capa sobre os trabalhos desenvolvidos pela FAPESP, que se destaca no suporte amplo para as pesquisas em variados campos. Entrevista Danilo Santos de Miranda, diretor regional de SESC São Paulo, um intelectual que é sempre lembrado pelo papel que vem desempenhando na promoção da cultura no Brasil, sobre a instituição e a personalidade dos quais trataremos mais adiante. Sobre as tendências indicadas pelas atuais eleições locais, bem como a nova classe média brasileira, que apresenta características que ainda serão aprofundadas pelas pesquisas. Outros assuntos também são abordados, mostrando a ampla gama dos importantes temas, sob a competente orientação de Robinson Borges.

untitled

Vamos comentar somente a entrevista com Danilo Santos de Miranda, esta figura ímpar da cultura brasileira, que já está no comando do SESC São Paulo há 26 anos, mas está ligado à instituição há cerca de 40 anos. Somente podemos discutir o título “Onde o ócio é produtivo”, que pode ser atrativo, mas onde não vejo nenhum ócio.

O SESC São Paulo não é somente cultura, mesmo no seu sentido mais amplo. Conheci pessoalmente a instituição na minha adolescência, pois utilizava o seu restaurante quando trabalhava como bancário, com a carteira de menor, e continuo frequentando muitas de suas atividades até hoje, mais de 50 anos depois.

Todos sabem que o SESC conta com inúmeras dependências não somente na Capital, como em todo o interior do Estado de São Paulo, destacando-se pelas suas atividades esportivas e culturais. Além dos comerciários e seus aposentados, atende a população como um todo.

Danilo Santos de Miranda é uma figura que se destaca. Seu gabinete apresenta diversas obras que demonstram a sua especial admiração pela cultura japonesa, mas está fortemente ligado com tudo que acontece no mundo na ampla área da cultura. Pela intensa programação, observa-se que estimula talentos jovens, nos mais variados setores de atividade.

É realmente um humanista, que encara os seres humanos em todas as suas formas de realização, inclusive na evolução que está se processando cada vez em maior velocidade, com informações que chegam de todo o mundo. Sua simpatia pessoal confunde-se com seu relacionamento fácil, tanto com os artistas como com os milhões dos frequentadores de suas atividades, que vão desde os mais sofisticados até os mais simples e populares.

Se existe uma definição de cultura no seu sentido mais amplo, Danilo Santos de Miranda é quem o encarna na sua plenitude. Ninguém que tenha um mínimo de capacidade de análise pode subestimar o seu trabalho, que se estende com sua marca pessoal por toda a ampla estrutura e programação do SESC São Paulo, extravasando os seus limites.

O repórter Paulo Totti solicitou à assessora de imprensa de Danilo Santos de Miranda uma lista de sua programação mensal e recebeu nada menos que 54 páginas pelo email. É uma parte do que ele comanda, pois, além destas atividades, conta com 5,6 mil funcionários que atuam em todas as dependências do SESC São Paulo, além de atender a todos que cogitam das programações futuras.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: