Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Malásia Chama a Atenção Mundial

24 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Entre os países do Sudeste Asiático, a Malásia é um dos que atualmente chamam a atenção mundial. Tem um clima muito semelhante com o Estado do Pará, no Brasil, com chuvas intensas como nos período das monções, e o seu território tem cerca de 320 mil quilômetros quadrados, 20% daquele Estado, e sua população é de 30 milhões de habitantes, cerca de quatro vezes maior do que a paraense. Constituída predominantemente da etnia malaia, conta com perto de um quarto de chineses. São na maioria de religião muçulmana moderada, constituída de sultanatos. E vem superando os períodos de crise asiática e mundial, como esta última de 2008, continuando a manter um crescimento em torno de 5% ao ano, sem grandes desequilíbrios econômicos.

Num artigo publicado por James Parker, no site do The Diplomat, discutem-se as suas possibilidades futuras, pois muitos investimentos estrangeiros continuam sendo feitos na Malásia, inclusive com lançamentos de papéis nos mercados internacionais, que superam os dos países considerados mais dinâmicos na região, como Hong Kong ou Taiwan. Sua capital é Kuala Lumpur, que conta com as duas torres consideradas as mais altas do mundo. O seu território tem como vizinho a exemplar Cingapura que é um país-cidade que se tornou uma espécie de capital da região, inclusive do ponto de vista de centro financeiro.

La-otra-sensualidad-de-Kuala1

O Brasil sempre manteve um intercâmbio comercial com a Malásia, pois é uma das mais importantes fornecedoras de borracha natural, que foi levada da Amazônia para esta região. É uma das maiores produtoras de óleo vegetal, a chamada palm oil (o dendê brasileiro), que é o produto mais utilizado no mundo para as frituras, mas também que pode ser transformado em diesel renovável. Hoje, sua economia é muito complexa, contando com um setor têxtil competitivo, utilizando sua mão de obra relativamente abundante.

O que se discute é a sua passagem do atual nível de renda per capita de US$ 9.500 para cerca de US$ 15.000 em 2020, quando costuma ocorrer a chamada “armadilha da renda média”, que segundo alguns autores estariam ocorrendo inclusive no Brasil. Haveria necessidade de reestruturações importantes na sua economia, contando com uma educação universitária de padrão internacional, bem como centros de pesquisas que permitam o desenvolvimento de tecnologias próprias.

O Brasil estaria no top destes países de renda intermediária, mas o seu crescimento é bem abaixo da China e da Índia que ainda estão com rendas per capita mais baixas. As experiências mundiais mostram que é mais fácil contar com crescimentos acentuados nestes estágios iniciais, mas as complexidades começam a aparecer de forma significativa neste nível médio.

Muitos destes países tiveram que contar com suas exportações, tanto para os Estados Unidos, Europa como Japão. Agora, necessitam contar mais com o seu mercado interno. Deste ponto de vista, apesar dos atuais crescimentos mais modestos, parece que o Brasil está ainda na dianteira, inclusive com um sistema democrático consolidado e promovendo uma melhoria da distribuição de renda invejável.


2 Comentários para “A Malásia Chama a Atenção Mundial”

  1. A Malásia Chama a Atenção Mundial » Asia comentada | Info Brasil
    1  escreveu às 00:10 em 25 de novembro de 2012:

    […] Excerpt from: A Malásia Chama a Atenção Mundial » Asia comentada […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:17 em 25 de novembro de 2012:

    Obrigado pela citação.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: