Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Circo Japonês nos EUA e Europa em 1867

11 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Uma inusitada curiosidade cultural acaba de ser publicada no suplemento semanal Insight, do Japan Today, revelando que um circo japonês de Yokohama, organizado pelo “professor” Risley, foi levado em 1867 para os Estados Unidos e para a Europa. Um estudioso em assuntos japoneses, Frederik L.Schodt, informa numa entrevista que uma “Imperial Japanese Troupe” foi, seguramente, a primeira manifestação cultural popular do Japão que foi trazida para o Ocidente, contribuindo para a febre de interesse sobre o Japão que ocorreu no final do século XIX.

Um famoso acrobata e empresário americano, chamado “professor” Risley, que havia introduzido um circo de estilo Ocidental em Yokohama, levou este circo japonês para o exterior. O passaporte para o grupo foi concedido em 1866, um dos documentos originais que comprovam este inusitado evento que é confirmado por outras cartas, fotografias e cartazes que comprovam este extraordinário momento histórico do intercâmbio cultural entre o Japão e o Ocidente.

9781611720099

Frederik L.Schodt é conhecido pelos seus trabalhos relacionados com o mangá, tendo sido condecorado pelo governo japonês. Mas ele também publicou sobre vários assuntos relacionados com o intercâmbio entre os Estados Unidos e o Japão. O assunto relacionado com o professor Risley chamou a sua atenção, o que o levou a aprofundar suas pesquisas, com base no pouco que ele deixou escrito, como as cartas.

Ele afirma que o astro principal deste circo japonês era um pequeno menino que ficou conhecido como “All Rigth”, apesar do seu nome ser Hamaikari Umekichi, pois era a expressão que aprendeu rapidamente nos contatos com os americanos. Ele angariou a admiração de todos pelo seu brio e postura.

As pesquisas efetuadas em diversos países mostraram que as atividades começaram em San Francisco, onde atuavam diversos grupos de entretenimentos, inclusive chineses. Risley tinha aproveitado os seus conhecimentos dos espetáculos e os ajustou aos interesses dos espectadores locais. Muitas menções foram encontradas, inclusive de suas atividades na Indonésia reportados por jornais da Holanda.

O interesse na França, principalmente de Paris sobre o Japão, atingiu, por exemplo, os impressionistas com as gravuras com moldes de madeira, mas Risley atuava numa área totalmente diferente, mesmo que possa se considerar dentro da tendência geral. Os interesses eram dos que estavam ingressando na classe média, sejam alfabetizados ou não, segundo a entrevista concedida por Frederik L.Schodt para o suplemento Insight.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: