Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exemplos Para Outras Empresas Ferroviárias

11 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Muitos projetos ferroviários e mesmo de metrô não estão conseguindo resultados que atraiam novos investimentos, principalmente privados no Brasil e no mundo. O jornal econômico japonês Nikkei cita alguns exemplos em que estas empresas japonesas estão conseguindo reverter a sua situação, obtendo lucros de dois dígitos, em função de atrações adicionais que estão aumentando os seus tráfegos. Estes exemplos deveriam ser estudados para projetos como no Brasil que ainda apresentam dúvidas sobre suas viabilidades, exigindo subsídios governamentais que não podem ser sustentados por muito tempo.

A nova torre de Tóquio, conhecida como Tokyo Skytree, foi construída para a transmissão da televisão digital de alta definição, mas contou com a participação da Tobu Railway que visou o seu aproveitamento turístico superando as expectativas. Seus lucros aumentaram em 75% no primeiro semestre fiscal do Japão, aproveitando-se também para criar um complexo de shopping na região, utilizando os seus imóveis. Seus lucros foram revistos para cima duas vezes no ano.

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A Tokyu Corp. relatou ao mercado que seus lucros aumentaram depois da abertura do chamado Shibuya Hikarie, uma torre com lojas e restaurantes próximos a estação de Shibuya, considerada uma das mais movimentadas de Tóquio, localizada uma área que começou com o comércio de roupas. O grupo conta com diversos estabelecimentos que vão além das confecções.

A Hankyu Hanshin que também opera no setor de transportes conseguiu um aumento de 32% dos seus lucros, incluindo um projeto de renovação urbana, a Osaka Station City commercial complex, no sul do Japão.

A Kintetsu Corp. que operava no vermelho conseguiu reverter para uma situação de lucro, reestruturando seus custos. Com a melhoria do turismo suas atividades hoteleiras e de lazer aproveitaram a situação. A Keisei Eletric Railway, cujo sistema expresso serve o aeroporto de Narita, conseguiu receitas adicionais de 7%, dobrando os seus lucros.

Evidentemente, estes resultados estão sendo obtidos, pois estas empresas possuem tradição nos transportes coletivos, como em atividades como os de shoppings centers que estão ligados às suas principais estações, principalmente os seus terminais. Procuram aproveitar os imóveis que possuem na redondeza para ampliarem suas atividades, que acabam aumentando o tráfego de pessoas e consumidores.

Mas, trata-se de coisas de profissionais, não podendo se esperar que funcionários públicos tenham estas habilidades para negócios.



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