Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Governo Japonês Estimula Uso de Biocombustível

28 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Segundo um surpreendente artigo publicado pelo jornal econômico Nikkei, o governo do Japão planeja o uso do etanol como alternativa à gasolina para incentivar as pequenas e médias empresas a reduzirem suas emissões de gases que provocam o efeito estufa. A iniciativa será implantada sob o sistema de redução certificada de emissões do Japão que é supervisionada pelo Ministério de Meio ambiente, Ministério da Economia e Indústria e Ministério da Agricultura e Florestas. Ele será implantado no próximo mês depois da aprovação por um comitê de especialistas que não pertence ao governo.

Neste esquema, as empresas que conseguirem a redução das emissões de CO2 mudando para o uso de biocombustíveis serão contempladas com quotas que serão iguais à dimensão da redução. Estas certificações poderão ser vendidas para as grandes empresas que estabelecerem objetivos voluntários de redução. Os biocombustíveis que serão utilizados no Japão são principalmente produtos com palhas de arroz e beterraba, que também é utilizado naquele país para a produção de açúcar.

350px-Greenhouse_Effect_svg

O Brasil apresentou na EXPO TSUKUBA 85 no Japão um Pavilhão que mostrava o uso do etanol, na ocasião ainda conhecido como álcool, no qual era pioneiro no mundo em uso de grande escala.

Todos sabem que as emissões de CO2 estão contribuindo decisivamente para o aquecimento global, que vem provocando entre outros efeitos as instabilidades climáticas em todo o mundo, mais fortemente expressas pela redução das geleiras nas mais variadas regiões, desde os pólos norte e sul como nas elevadas montanhas.

O Japão não é um importante produtor de biocombustível, importando o etanol brasileiro para produzir por ora o chamado E3, que é uma gasolina que contém 3% de etanol. As chamadas E10, que contém 10% de etanol, passaram a ser autorizadas a partir de abril último.

Com os veículos E10, que contêm 10% de etanol ou outros biocombustíveis, vão ajudar em 10% a emissão de CO2. Estes novos incentivos do governo japonês devem acelerar a sua contribuição para a redução do uso de combustíveis fósseis.

Estas medidas que estão se multiplicando no mundo, que começaram no Brasil e ganharam importância nos Estados Unidos, chegam agora até o Japão, ampliando a demanda mundial de etanol. Parece ser chegado o momento do governo brasileiro levar a sério o assunto, estabelecendo um novo programa para aumento da produção de etanol no país, pois no momento o Brasil está importando este combustível renovável e não poluente, ainda que tenha sido o pioneiro, e contar com as melhores condições competitivas para a sua produção em grande escala.

Certamente, seria uma grande contribuição mundial para os problemas ecológicos, além de contribuir para o aumento da produção de alimentos, como o milho e os demais produtores de açúcar, que estão sendo utilizados para a produção de etanol, de forma menos eficiente que o etanol de cana de açúcar do Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: