Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Momentos Simbólicos da Evolução Brasileira

23 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Existem fatos marcantes que diferenciam o desenvolvimento brasileiro do que se observaram ou se observam em muitos outros países. Além da aceleração da integração étnica, cultural e regional do Brasil, em que pesem as muitas dificuldades, observam-se avanços que nos diferenciam e nos orgulham. A posse do ministro Joaquim Barbosa na Presidência do Supremo Tribunal Federal, como chefe do Judiciário, um dos três poderes da República, é uma destas realidades marcantes que valem a pena ser registradas e enfatizadas. Um pobre jovem negro que conquistou por seus méritos a sua ascensão, utilizando a educação para chegar a esta posição que se destaca no cenário internacional. É a meritocracia na sua mais pura concretização, com total independência.

Ministro-Joaquim-Barbosa-e13534627473845s6cwuvxv1mpwt4s99zmbcyrh

Ministro Joaquim Barbosa durante sua posse na Presidência do STF

Há mais de 65 anos, quando o tenente de infantaria, dr. Massaki Udihara, único oficial nikkei da FEB – Força Expedicionária Brasileira que integrava as forças militares norte-americanas na campanha da Itália, encontrou-se com os integrantes nikkeis dos Estados Unidos, notou o espanto dos mesmos. Eles tinham batalhões somente de negros, de nikkeis e de soldados de outras etnias. Mesmo na atual democracia norte-americana, continua se mantendo até hoje uma sociedade multicultural, divididos entre afro-americanos, latino-americanos, sino-americanos, nipo-americanos e muitos outros, de difícil integração. No caso da FEB, estavam no mesmo batalhão brasileiros de todas as origens, inclusive afro-brasileiros, mas ainda como soldados.

O Brasil já teve um presidente da República operário, sem nível superior, que teve a ousadia de acelerar a melhoria da distribuição de renda, mesmo que isto não seja uma opinião unânime sobre o assunto. Tem atualmente uma presidente da República mulher que foi guerrilheira e é profunda estudiosa de todos os assuntos, ainda que não conte com um brilhante quadro de auxiliares, sendo obrigada a envolver-se demasiadamente em variadas questões. E agora um presidente do Supremo Tribunal Federal afro-brasileiro com doutoramente na Sorbonne, que fez um discurso fenomenal, curto e substancioso na sua posse, que empolga a muitos pela sua agressiva independência, com opiniões próprias. Os que desejarem ouvi-lo no seu discurso de posse, na sua integra, podem acessar:

http://www.radiojustica.jus.br/radiojustica/exibirHome!downloadArquivo.action?downloadConteudo=224469

A imprensa vem destacando que este discurso de cerca de 15 minutos expressa o essencial do que teria que ser dito, “sem firulas, sem floreios, sem rapapés” sobre o Brasil e o seu Judiciário. Pode ser a consolidação de uma nova postura deste poder que já começou no julgamento da Ação Penal nº 470, e que ainda continuará prosseguindo com outros no combate à corrupção e a desigualdade, que ainda precisam ser consolidados.

É quase unânime a opinião que o desenvolvimento de um país depende dos seus recursos humanos, e a forte miscigenação étnica e cultural, com a sensível redução da discriminação, só pode aumentar a criatividade e o empreendedorismo dos brasileiros. Se ajudado por instituições fortes e independentes, certamente consolidará uma democracia, dando as garantias indispensáveis a todos que desejam fazer os seus investimentos. Mesmo com todos os obstáculos usuais nos processos de desenvolvimento.

O ponto relevante é que continuamos evoluindo, mesmo que muitos sejam contrários ao estabelecimento de cotas que permitam compensar as limitações impostas no passado. Não se deve restringir aos afro-brasileiros, mas aos descendentes de indígenas e outras minorias que foram historicamente prejudicados. Os censos estão indicando que estão sendo superados os receios dos preconceitos que existiam no passado, pois muitos estão se autoclassificando nas suas verdadeiras heranças étnicas.

Com um mínimo de consenso sobre os grandes esforços que ainda terão que ser feitos no Brasil, como o aumento da eficiência geral e elevação da poupança nacional, os dados estão mostrando que o país é capaz de proporcionar empregos condignos para todos, inclusive para novos imigrantes do exterior. Os recursos naturais disponíveis no Brasil, com sua ampla biodiversidade mostram as potencialidades que precisam ser transformadas em realidades, com a preservação do meio ambiente, avanços na educação, nas pesquisas e na geração de tecnologias, todas compatibilizadas com as condições sociais mínimas mesmo para os mais desfavorecidos na sociedade brasileira.

As sinalizações são animadoras, mas ainda existem muitos trabalhos a serem executados, pois estamos somente no início de um processo de reafirmação dos fundamentos da nova sociedade brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: