Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Importância do Simbolismo na China

11 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , , ,

Todos sabem que na Ásia o simbolismo é muito importante para informar à população sobre o que um governo pretende em sua política. A primeira viagem de Xi Jinping a Shenzhen, já como novo secretário-geral do Partido Comunista e comandante máximo das forças militares da China, dá demonstrações públicas da linha a ser perseguida no seu governo, quando deverá ser confirmado como novo presidente nos primeiros meses de 2013. No artigo publicado por Jeremy Page no The Wall Street Journal informa-se sobre a volta de Xi Jinping à cidade de Shenzhen, em Guangdong, onde ele iniciou a sua carreira como um dos “príncipes” entre os líderes chineses.

Pode-se acrescentar que foi lá que, com o apoio de idosos chineses originários da região que enriqueceram no exterior, ele conseguiu que uma das primeiras zonas especiais tivesse sucesso na China, dentro da nova orientação que era inaugurada por Deng Xiaoping há três décadas. Xi Jinping foi pagar os seus respeitos para seu falecido pai, bem como a viagem feita pelo Deng Xiaoping em 1992 à cidade impulsionando a utilização dos mecanismos de mercado. Ele depositou uma coroa de flores na estátua de Deng Xiaoping existente na cidade. Dispensou as honrarias que são concedidas aos altos dignitários chineses, trânsito livre para sua comitiva como procurou se tornar acessível para conversas, marcando sua primeira viagem oficial com marcantes diferenças com seu antecessor, Hu Jintao.

91778611354987234016_cached

Visita de Xi Jinping a Shenzhen

Xi Jinping está confirmando a sua elevada simpatia e capacidade de relacionamento com as pessoas, mostrando que pretende acelerar o desenvolvimento do setor privado, cuidar na redução da disparidade de renda com o interior, e procurar relacionar-se com o povo, que ficou surpreso com sua informalidade. O artigo informa que os elogios pelo twitter como microblogs foram inúmeros, mostrando que já está conquistando os jovens.

Também está procurando mostrar a sua determinação na redução da corrupção, não somente com discursos como atos na investigação de um chefe de polícia numa localidade da China. A informalidade parece estimular a manifestação de outros líderes nas reuniões realizadas.

Parece que instruções foram transmitidas para as autoridades locais para lidar rapidamente com as acusações de corrupção. Ainda existem muitos avanços que se fazem necessários, mas os primeiros indícios são positivos.

Quando a China procura apresentar esta nova faceta, parece importante que no Brasil também a presidente Dilma Rousseff intensifique seus contatos diretos com a população, com viagens pelo país, pois a sua imagem continua sendo a de um tecnocrata que não facilita o diálogo com os que não concordam com algumas de suas posições. Apesar de ter transmitido uma imagem de uma presidente dura e determinada, ainda não conta com o carisma como o de Lula da Silva nos seus contatos com a população.

Com um sem número de projetos governamentais atrasados, as naturais limitações dos recursos disponíveis, sem uma aceleração do crescimento da economia brasileira, os que fazem oposição à sua atuação tendem a aumentar. Há que se preocupar em acrescentar a imagem que o seu governo conta com eficiência de gestão para conseguir a competitividade de que o Brasil necessita.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: