Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Acompanhando a Surpreendente Transformação de Mianmar

30 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Mesmo no mundo que enfrenta os mais variados problemas, observa-se que Mianmar, antiga Burma, está chamando a atenção mundial pela sua surpreendente transformação. Este país do Sudeste Asiático está sendo considerada a última fronteira do desenvolvimento, contando com uma população de 60 milhões de habitantes. Faz fronteira com a Tailândia, China, Laos, Índia e Bangladesh. Como passou por uma das mais terríveis guerras civis, com a participação de um dos mais violentos regimes autoritários, tornou a sua principal dissidente Aung San Suu Kyi merecedora do Prêmio Nobel da Paz, mas ela foi mantida em prisão domiciliar por longo tempo. Hoje, ela que é uma parlamentar eleita em 2010, primeira eleição livre depois de 20 anos, ajuda a atrair a atenção do mundo para apoiar o seu desenvolvimento e na consolidação de sua frágil democracia.

Um artigo publicado no jornal econômico japonês Nikkei informa que o Japão está ajudando na instalação de sua infraestrutura, enquanto os seus ruralistas criam o búfalo e a população começa a receber as primeiras assistências para a melhoria de sua condição de vida. Instalam-se zonas econômicas especiais como em outros países asiáticos, notadamente a China. Como os salários locais são baixos, atraem hoje a indústria de confecções do exterior, e a população procura habilitar-se no uso da informática. Tudo está ajudando a transformar o país num alvo de interesse internacional, tendo merecido a visita do presidente Barack Obama recentemente.

Mapa

A religião majoritária no país é o budismo. Mas ele está pensando grande, tanto que sua principal rodovia foi construída com 10 pistas, ainda que sua atual utilização seja baixa. O seu setor financeiro começa a se consolidar, e o Banco Asiático de Desenvolvimento está ajudando no processo, estimando-se que até 2030 chegue a contar com 3.000 dólares de renda per capita, ou seja, um país de renda média. O que já foi feito de reformas no país é animador.

Existem problemas no país como a adequada integração das minorias étnicas e a solução para o papel dos militares que dominaram o país por décadas. Mas as cenas que podem ser vistas em Mianmar mostram que o país retornou à normalidade, com fortes esperanças de um desenvolvimento acelerado e sustentável, dada a determinação de sua população e o apoio que vem recebendo do exterior, mesmo com a presença de alguns céticos, como em qualquer país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: