Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento da Disponibilidade de Alimentos Mais Saudáveis

28 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , ,

O aumento constante de bons restaurantes em São Paulo como em todo o Brasil oferecendo alimentos mais saudáveis a custos mais convenientes é motivo de grande otimismo. No passado, eles eram limitados e a qualidade do que se encontrava não atendia o mínimo dos paladares médios. Hoje, se encontram muitas alternativas de elevada qualidade, utilizando o máximo de produtos naturais, livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos, com temperos adequados em sal, gordura ou açúcar, que são locados à disposição dos consumidores que ainda não mudaram seus hábitos.

No passado, este tipo de cuidado era mais restrito, resumindo-se a alguns europeus com tendências naturalistas. Hoje, além dos de influência religiosa como os budistas, também se encontram outros de origem asiática, com sabores aceitáveis, atendendo faixas de clientes que impões variadas condições. Os mais frequentes são as eliminações de usos de carnes, mas também existem os que eliminam peixes, leites, queijos e ovos. Com o aumento dos consumidores que estão acima do peso, nota-se que muitos estão recorrendo a estes produtos considerados mais saudáveis.

imagesspazziano-culinaria-organica-no-rio-de-janeiro-2

Culinária vegetariana e/ou orgânica está em alta

Esta expansão e desenvolvimento não seriam possíveis sem o aumento dos produtores que se especializaram na produção de matérias-primas naturais. As suas vendas eram ainda restritas às feiras especializadas, mas hoje podem ser encontrar muitos produtos naturais até em supermercados, ainda com preços ligeiramente superiores aos normais.

Antes, evitando-se os usos de fertilizantes e defensivos químicos, os produtos apresentavam aparências rústicas, mas hoje existem grandes unidades especializadas nestas produções em grandes escalas, utilizando variedades resistentes a algumas pragas. Como os preços que estes produtores obtêm, sua produção está se aperfeiçoando, quanto em quantidade como apresentação.

É comum encontrar nestes estabelecimentos produtos mais saudáveis como o arroz integral, que, mesmo contando com uma aparência diferenciada, são mais ricos em nutrientes de boa qualidade.

O que parece estar acontecendo é que também os bufês especializados nos fornecimentos para festas também estão visando estes consumidores mais exigentes. Estão deixando de oferecer frituras e outros produtos altamente calóricos, para oferecer outros preparados no forno ou no vapor, com menos gorduras e sais.

Formas criativas estão apresentando produtos com melhor aparência incluindo mais vegetais e frutas. Estão mostrando que há possibilidades de aperfeiçoar hábitos arraigados que confundem mais sabor com o uso intensivo de gorduras e manteigas, mostrando que existe no mundo mais que frituras.

Também estão se multiplicando livros e cursos para a disseminação de técnicas para preparo de uma alimentação mais saudável e ao mesmo tempo saboroso. Todos estes avanços são bem-vindos, pois estão contribuindo para a melhoria da saúde da população, que está vivendo por mais tempo, preservando a qualidade de vida.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: