Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Comprovações Que Dietas Saudáveis Beneficiam Cardíacos

6 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , ,

O que já era aceito com base em diversas pesquisas menores foram confirmados por uma nova e grande envolvendo 32 mil pacientes, em 40 países, que durou 5 anos, financiado pela empresa farmacêutica alemã, Boehringer Ingelheim. Os resultados foram publicados no jornal médico Circulation, da American Heart Association, e divulgado num artigo de Jennifer Corbett Dooren, do The Wall Street Journal, informando que muitos pacientes assumem frequentemente que a medicação é suficiente para a repetição de problemas cardíacos e derrames. O relatório divulgado nesta última segunda-feira mostra que, além das medicações, dietas saudáveis, aquelas que recomendam frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, e consumos de peixes, reduzem em 35% a repetição dos problemas.

Embora se aceite que estas dietas são ferramentas poderosas para a prevenção deste males, pouco se sabia sobre o impacto sobre as pessoas que já tinham estas doenças. Eles também mostraram que 28% dos pacientes são menos propensos a desenvolver insuficiências cardíacas congestivas, 14% menos propensos a terem ataques cardíacos adicionais e 19% menos possibilidade de ter um acidente vascular cerebral.

clip_image001clip_image001[6]

clip_image001[8]clip_image001[10]

São sugeridos como dietas saudáveis os consumos de quatro porções semanais de nozes ou sementes; pelo menos duas porções de peixes; quatro xícaras de frutas e verduras diárias; três porções de grãos integrais por dia, além de limitar a ingestão de bebidas com sódio ou açucarados. Recomenda-se também a limitação do consumo de carne processada para um máximo de duas porções por semana, segundo o artigo.

Existem médicos que acreditam que as pessoas que utilizam dietas saudáveis são também as que exercitam mais e adotam também outros procedimentos considerados saudáveis, não os relacionando somente com a alimentação. Os medicamentos receitados pelos médicos não devem ser suspensos.

É confortante saber que estas dietas saudáveis são também preventivas, em alguma medida, para a repetição dos problemas, pois muitos pacientes procuram efetuar os exercícios recomendados e utilizar os medicamentos receitados pelos médicos, mas é natural que estão mais preocupados com novos acidentes.

A pesquisa envolveu uma amostra bastante grande e ampla, pois algumas etnias possuem maiores propensões para estes problemas circulatórios, notadamente quando chegam a determinadas idades. Outros cuidados são recomendados, como o controle do peso que parece esquecido, com o consumo exagerado de produtos alimentícios industrializados.

Muitos estudos estão recomendando alimentos que possuem cores marcantes que contêm substâncias saudáveis para a saúde humana. E muitos estudos científicos estão recuperando alimentos que eram consumidos por alguns povos como os maias, astecas e incas. Também a ampla biodiversidade brasileira está merecendo muitos estudos que comprovam elementos benéficos para a alimentação saudável, entre eles o chocolate amargo, o açaí, bem como outras sementes como a castanha do Pará.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: