Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Expressivo Número de Novos Imigrantes Estrangeiros

31 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Um artigo de Cristina Tardáquila publicado no site de O Globo é um indicador do aumento de imigrantes qualificados do exterior para o Brasil nos anos recentes. Segundo a notícia, somente de janeiro a dezembro deste ano, foram solicitados 87.787 novos CPF – Cadastro de Pessoas Físicas de estrangeiros no Brasil, o que representa um aumento de 10% sobre o ano anterior, e quase três vezes maior do que obsevado há uma década.

Esta curva de novos imigrantes estrangeiros em ascensão são também confirmados pelo RNE – Registro Nacional de Estrangeiros que é emitido pelo Ministério da Justiça. Em 2002, eram 22.418 os estrangeiros residentes permanentemente no Brasil e no ano passado saltou para 1.466.584 no ano passado, salvo alguma incorreção na notícia. Isto representa o equivalente à população de uma cidade como Porto Alegre.

Passaporte

Passaportes de diversas procedências mostram o ciclo imigratório para o Brasil

Este fenômeno está sendo registrado por órgãos importantes do exterior como a BBC do Reino Unido e a imprensa da Holanda. Está ficando evidente que muitos europeus qualificados estão procurando uma nova vida no Brasil, havendo muitos depoimentos que comprovam o sucesso de muitos deles.

Tudo indica que o pré-sal está atraindo recursos humanos qualificados, inclusive de norte-americanos, e também está se observando uma série de novos restaurantes estrangeiros que trazem uma experiência renovada para o Brasil. Segundos analistas especializados nestas imigrações, o Brasil deixou de ser o país do futuro, para ser o do presente.

O artigo do O Globo enfatiza mais o que está acontecendo no Rio de Janeiro, onde a jornalista teve oportunidade de entrevistar muitos destes imigrantes, que já estão consolidados no Brasil, optando por fazer as suas carreiras no país. Existem alguns que experimentaram outros países, acabando por se fixarem no Brasil.

Fenômeno semelhante está se observando em São Paulo e outras localidades como o Nordeste, mostrando que muitos estão empolgados com a forma mais descontraída com que se pode viver no país, apesar de problemas que também existem em outros países. No balanço geral, estes imigrantes concluem que existem mais oportunidades no Brasil, inclusive com estudos pós-graduados.

O artigo enfatiza o aumento de imigrantes estrangeiros nas escolas para aprenderem adequadamente o português, mostrando que há casos de estabelecimentos que estão tendo aumento destes novos estudantes. Muitos deles já tinham estudos de nível superior no exterior.

Apesar dos pessimismos de alguns analistas, parece evidente que estes imigrantes comparam o Brasil com seus países de origem, e mesmo que alguns acabem enfrentando dificuldades, muitos mais que os antigos imigrantes de antes da Segunda Guerra Mundial, possuem informações mais acuradas.

Para o Brasil, esta nova onda de imigrantes estrangeiros, com melhor qualificação é muito importante, pois se sente a carência de recursos humanos em alguns setores, com seus salários em alta acima da média. Não se observa até agora nenhum movimento em contrário da parte dos brasileiros, ainda que as exigências de reconhecimento de diplomas obtidos no exterior sejam extremamente rigorosas, notadamente em alguns setores como a medicina.

Estas informações mostram o otimismo com que se pode observar a evolução brasileira, ainda que sempre existam dificuldades naturais para o seu desenvolvimento.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: