Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Gastronomia do Ano Novo Japonês em São Paulo

24 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , , , ,

Jo Takahashi explica alguns detalhes do Osechi Ryori, que foi preparado pelo chef Shin Koike no livro “A Cor do Sabor” num dos seus capítulos, ilustrado por uma ótima fotografia de Tatewaki Nio. Ele é uma tradição familiar para comemorar o Ano Novo no Japão, que originalmente era para receber em casa as visitas que são feitas pagando respeito àqueles aos quais se devem favores, desejando um ano de profícuas realizações, tendo também um simbolismo religioso com votos de boas colheitas e tempos venturosos. Os diversos componentes desta refeição completa têm significados específicos e eram preparados com dias de antecedência, implicando num intenso trabalho preparatório para a dona de casa e seus auxiliares, normalmente familiares. Meu pai era alfaiate e, como numa corporação de ofício, formou muitos outros, que vinham no início do ano cumprimentá-lo com sua demonstração de respeito, e eram recebidos com alguns destes pratos previamente preparados.

Hoje, costuma-se resumir tudo dentro do possível. Na despedida do ano, os japoneses costumam tomar uma refeição ligeira, utilizando o sobá, o macarrão com trigo sarraceno, basicamente. E no início do Ano Novo, na primeira refeição, costuma-se tomar um “ozoni”, uma sopa preparada com legumes elaborados em desenhos como estrelas, utilizando-se algas e cogumelos no seu molho, além do bolinho de arroz chamado moti grelhado que, por ter uma elasticidade, acaba representando votos de vida longa, não se utilizando carnes por causa da tradição budista.

imagesimages9

Jo Takahashi explica que o preparado por Shin Koike vem em caixas laqueadas que se encaixam umas sobre as outras, chamadas jubako. No Blue Tree Premium Paulista será oferecido algo mais simples, segundo consta de um press release distribuído, mas que no Osechi Ryori procura-se incluir alguns itens que representam estes votos de um bom ano.

Informa-se que deverão ser apresentadas porções de kuromame (feijão preto de soja), que representa a saúde; o kamaboko (uma massa de peixe, com algumas faixas coloridas) que atribuem à atração da sorte; o kombumaki (enrolado de alga marinha), que atribuem à alegria; o datemaki (um omelete, como os utilizados no sushi), que pelo seu dourado estaria relacionado com o ouro; o kurikinton (doce de castanha que estará dourado, possivelmente com uma laranja kinkon), que teria uma relação com a fortuna; e o ozoni (sopa com mochi) do qual já tratamos.

Para os expatriados do Japão nos seus empregos, imigrantes tradicionais e outros que admiram a cultura japonesa seria uma boa oportunidade para recordar ou tomarem conhecimento de algumas destas simbologias importantes, numa data que marca a renovação das esperanças de tempos melhores.

Os promotores do evento solicitam aos interessados fazerem reservas, pois o número dos participantes está limitado, tanto para o almoço como o jantar, que terá outras atrações como uma apresentação de koto.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: