Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indicadores da Melhoria na Agricultura Brasileira

17 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , ,

Para se obter uma visão geral do desenvolvimento que continua ocorrendo na agricultura brasileira, basta fazer uma visita ao que é apresentado semanalmente na Ceagesp, principal centro de abastecimento da metrópole paulistana. O que está exposto para a venda direta aos consumidores, além do atacado que abastece os principais estabelecimentos que servem a população local, apresenta uma rica diversidade e mostra a melhoria da produção que vem ocorrendo no país, ao que se soma o que vem sendo importado de muitos países vizinhos. Não se trata somente de verduras e legumes, como frutas, pescados, todos os temperos e ingredientes que são utilizados na alimentação da população. Além das flores que ajudam a alegrar a vida dos paulistanos.

Uma visita à Ceagesp renova o otimismo daqueles que são bombardeados por notícias alarmantes dos meios de comunicação social, que parecem viesados para o negativismo e pessimismo. O incessante trabalho de milhares de agricultores que procuram diversificar a sua produção, além de eles estarem à disposição dos consumidores o ano todo, cada vez com melhor qualidade. Sempre se encontram novidades mostrando que os produtores estão atentos para o que está acontecendo no mundo, verificando o que pode ser produzido no Brasil, com adaptações e muitos aperfeiçoamentos.

CEAGESP-SPfeira_flores

245686545_0c05254b2a_mimages3020546889_88d4018ea8_z

Produtos do Brasil todo podem ser encontrados na Ceagesp, fazendo com que muitas frutas de diversas regiões diferentes possam atender aos consumidores o ano todo. No passado havia períodos de safra para muitos produtos, como o abacaxi, a melancia ou a jabuticaba, mas agora se dispõe o ano todo, cada vez com melhores sabores, e com uma aparência atraente.

Não são somente frutas, mas legumes, com novas variedades mais duráveis e de melhor aparência. Como no caso dos tomates, que além dos tradicionais que agora não se deterioram por meses depois de colhido, são apresentados em amplas opções para tamanhos, formatos, sabores e preços. O mesmo acontece com outros produtos como as cebolas, as batatas.

Mesmo os que acompanham constantemente estas evoluções são surpreendidos com novos produtos, muitos que eram produzidos no Sudeste Asiático ou em países vizinhos da América do Sul, e hoje contam com produções de Estados brasileiros, muitos com aperfeiçoamentos nas aparências e nos sabores. Entre eles estão as lichias, por exemplo, que chegam a rivalizar com as produzidas na China. Muitas vezes, os visitantes precisam se socorrer dos vendedores ao encontrar novos produtos que não eram do seu conhecimento, inclusive os de variadas regiões brasileiras, como o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste principalmente, que são infindáveis.

Estrangeiros ficam impressionados como produtos que eram tradicionais de regiões temperadas do mundo e estão sendo produzidos no Brasil com o uso da irrigação. São os casos das diversas uvas que, beneficiadas pelas insolações e precipitações pluviométricas em determinados períodos, apresentam sabores que são difíceis de serem encontrados em outros países do mundo. Muitos orientais são surpreendidos com caquis locais de ótima qualidade, quando pensavam que eram produtos dos seus países.

Além daqueles que eram rústicos, de produção para próprio consumo que agora são produzidos em razoável escala, para fins comerciais. Muitas são frutas tropicais, incontáveis, nem sempre todas difundidas por toda a população, como as seriguelas e pitangas. Muitos que só eram conhecidos como sabores de sorvetes agora são oferecidos como frutas, como a mangaba, o cupuaçu, a graviola. As variedades de maracujás são incríveis, com sabores diversos, para serem apreciadas diretamente ou transformados em sucos.

A contribuição de imigrantes vindos dos mais variados países ajudou a trazer muitas das verduras, legumes e frutas. E em muitos casos, os produzidos no Brasil superam em qualidade os das regiões de origem. O artigo ficaria interminável se fosse tratar de todos eles.

Os que têm viajado por várias partes do mundo observam que dificilmente em algum país se encontra a variedade disponível no Brasil. Mas aqueles que se restringem ao nosso país acham que esta abundância se tornou tão natural não imaginando a diferença com as outras partes do globo terrestre.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: