Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Preservado em Nakasendo na Província de Nagano

9 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

O Japão conta com algumas rotas que eram utilizadas no passado pelos chefes feudais chamados daimyos para pagarem respeito regularmente ao Shogun, que detinha de fato o poder para governar e estava localizado em Edo, a antiga capital do Japão, hoje Tóquio. O Imperador, que representa o Japão, ainda ficava em Quioto até quando houve a Restauração Meiji, que unificou sob o seu comando as duas funções. Hoje, o Japão é um Império constitucional, com o governo exercido pelo primeiro-ministro. Nakasendo era uma das rotas que ligava Quioto a Edo, e o trecho entre as cidades de Tsumago e Magome, na província de Nagano, é considerado dos mais preservados, constituindo-se numa atração turística.

Como o escritor Eiichi Yoshikawa, quando escrevia os tópicos que resultaram no livro Miyamoto Musashi, traduzido para o português, um episódio foi localizado na região e ajudou a torná-la mais conhecida. Musashi, enamorado por Otsu, tinha que arrefecer o seu desejo sexual tomando um banho frio no Me-Oto Taki, ou seja, a queda Masculina e Feminina, que conta com um ramo mais vigoroso ao lado de outra queda mais graciosa. Ele tinha que manter-se dentro do padrão moral de um samurai, dentro do chamado Bushido, o código dos samurais.

12

34

O artigo escrito por Vick L.Beyer para a revista eletrônica Insight, do jornal Japan Today, faz uma bela descrição dos atrativos deste trecho da rota Nakasendo, principalmente neste outono japonês. Ruas com construções de madeira preservam a atmosfera do Japão da época, algo como Ouro Preto no Brasil. Existem outras rotas, com algumas construções que continuam preservadas como na ligação do Oeste com o Leste, pelos chamados Alpes japoneses.

Hoje, como existem restrições para o uso das madeiras das florestas japonesas, é preciso aproveitar as madeiras antigas que ainda existem.

Muitas das hospedarias teriam sido utilizadas por estes daimyos, inclusive uma que tem a fama de ter sido utilizada até pelo Imperador Meiji, durante uma de suas viagens pelo país. Hoje, muitas destas construções preservadas foram transformadas em lojas de lembranças ou estabelecimentos onde algumas refeições podem ser feitas, procurando manter a atmosfera do passado.

Qualquer turista que queira conhecer o verdadeiro espírito do japonês necessita visitar também estas localidades, pois as grandes metrópoles, mesmo com muito das coisas do Japão, acabam se tornando internacionais. Algumas horas despendidas nestas localidades ajudam a meditar que existem mais coisas além das correrias atuais.

Esta revista eletrônica pode ser acessada livremente pelo: http://insight.japantoday.com/insight-magazine/ .



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: