Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças no Mundo Não Percebidas Pelos Europeus

26 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , , | 1 Comentário »

Ainda que as mudanças que estão se processando no mundo sejam lentas é difícil compreender como Hubert Védrine, que foi nada menos que chanceler na França, que publicou um artigo no Foreign Policy reproduzido em português no O Estado de S.Paulo, tenha tamanha dificuldade no seu entendimento. Ele parece continuar a viver num mundo centrado na Europa, aliada com os Estados Unidos, que continuaria comandando o mundo, cabendo aos demais somente um papel secundário. O título do artigo resume o seu pensamento: “Ocidente não tem nada a temer, além do próprio medo”.

Ninguém pode negar que os Estados Unidos ainda possuem um papel fundamental no mundo, e que herdou esta posição da Europa, como ficou comprovado na Segunda Guerra Mundial. A Europa ainda que tenha acumulado um patrimônio importante, principalmente do ponto de vista cultural, parece arrogar-se em continuar como a metrópole do resto do mundo colonial. Ainda que tenham conseguido a sua posição ao longo de alguns séculos, parece que não seria tão difícil admitir que o mundo conte também com a Ásia, a América Latina, a África e todo o Pacífico, que vai recuperando e impondo a sua importância econômica e política.

C35EB

As últimas tentativas de intervenções militares em diversas partes do mundo, os seus elevados custos e baixos resultados, deveriam ser consideradas evidências que já não existe mais o mundo do século XIX ou XX. Não parece que ignorando por séculos a importância da China e da Índia, culturas milenares com suas gigantescas populações, pode-se apagar os seus pesos nos assuntos mundiais.

Até as antigas colônias europeias, nas Américas, na África, na Ásia e no Pacifico, ganharam suas importâncias econômicas, e também se apresentam para participar das decisões mundiais, que afetam a todos.

A fragmentada Europa não conta com condições de sequer manter o seu dinamismo, ainda mais continuar determinando o que deve acontecer no resto do mundo. Enquanto colônias, eram obrigadas a fornecer para as suas metrópoles, mas há muito são independentes, apesar das tentativas confusas de divisões arbitrárias que os europeus impuseram às suas antigas colônias, como na América Latina, na África, no Oriente Médio ou até na Ásia. Mas este mundo não existe mais, e a Europa e os Estados Unidos terão que conviver com potências regionais independentes que continuam aumentando a sua importância.

O processo de desenvolvimento nunca é linear em nenhuma parte do mundo. Terão altos e baixos que não são privilégios da Europa ou dos Estados Unidos, mesmo com as tentativas de regulação mínima às dificuldades dos funcionamentos do mercado. Seria interessante que as antigas metrópoles reconhecessem que parte substancial de muito do desenvolvimento no mundo, inclusive a Revolução Industrial, foi financiada pelos recursos que foram expropriados do resto do mundo, notadamente das minas da América Latina, da África e da Austrália.

O Ocidente, que para o Hubert Védrine parece resumir-se na Europa e nos Estados Unidos, mesmo com o cabedal existente nas suas universidades e centros de pesquisas, terá que aprender a conviver com o resto do mundo, que é um processo sempre difícil, mas quando menos apresentar resistências, seria mais proveitoso para o mundo.

Não existe mais a possibilidade do Ocidente continuar a usufruir dos seus poderes coloniais. Como os escravos deixaram suas condições para se tornar participantes, tudo indica que, com suas muitas dificuldades, os países emergentes que não possuem objetivos comuns continuarão a aumentar a sua importância mundial.

A pretensão de superioridade cultural é descabida, como é a econômica ou a tecnológica, notadamente no mundo cada vez mais globalizado. Não será um ajuste rápido, mas que parece restar poucas dúvidas de que ocorrerá.


Um comentário para “Mudanças no Mundo Não Percebidas Pelos Europeus”

  1. Mudanças no Mundo Não Percebidas Pelos Europeus » Asia … | Info Brasil
    1  escreveu às 04:27 em 27 de dezembro de 2012:

    […] Read the rest here: Mudanças no Mundo Não Percebidas Pelos Europeus » Asia … […]


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: