Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Redução do Sal, da Gordura e do Açúcar na Alimentação

18 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , ,

Mudanças notáveis estão se observando na alimentação dos brasileiros, acompanhando as alterações nos hábitos de vida. No passado, os brasileiros exerciam muitas atividades no meio rural, que demandavam esforços físicos que consumiam mais calorias, e o sal, as gorduras e o açúcar não chegavam a afetar a sua saúde. Hoje, com atividades mais sedentárias e a intensa utilização dos veículos, seus esforços físicos acabaram se reduzindo, ainda que alguns estejam compensando com mais exercícios. Observa-se que a obesidade passa a ser uma preocupação relevante, além de medidas para evitar doenças como o diabetes, com a elevação da expectativa de vida.

Além de uma minoria que se concentra nas alimentações mais saudáveis, orgânicas e naturais, vai se generalizando a divulgação sobre a necessidade de redução do consumo de produtos industriais. Principalmente aqueles que utilizam sal, gorduras e açúcar em exagero. A velocidade com que estas mudanças estão se disseminando no Brasil é animadora, com um grande número de variadas e novas publicações especializadas no assunto.

94089_t_2004100559guia-da-vida-saudavel-zero-hora_MLB-F-2933747442_072012R-VVSAU83_977180645700883c

Além da obesidade, são crescentes as preocupações com os problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, que estão fortemente correlacionados com as elevações das pressões sanguíneas.

A obesidade já se observa na adolescência com o consumo do chamado “junk food”, principalmente com as crianças se alimentando com produtos industriais diante da televisão, imitando o que acontece no exterior, importando hábitos pouco saudáveis. Ainda que existam regulamentações exigindo que topos os dados nutricionais sejam expressos em suas embalagens, poucos são observados, havendo um desconhecimento sobre os males entre os seus responsáveis, como os pais.

Algumas autoridades se preocupam com o assunto e campanhas de esclarecimento já se observam, e os profissionais ligados aos assuntos, como os médicos e nutricionistas, estão se esforçando para esclarecimentos mais amplos.

Os hábitos alimentares não são fáceis de serem mudados, mas empresas industriais que produzem estes alimentos também estão se esforçando para reduzir as gorduras, principalmente polissaturadas. Procuram-se, ainda que lentamente, reduzir a quantidade de sal de muitos produtos.

Substitutos do açúcar refinado também estão aumentando no mercado, muitos de origem vegetal. Disseminam-se estabelecimentos voltados aos produtos naturais, aumentando também os supermercados que contam com estandes especializados nestes produtos, como os orgânicos.

Existem em diversas cidades brasileiras até restaurantes populares especializados em alimentos naturais, muitos de origem religiosa ou de orientação filosófica, que acabam atraindo também clientes mais conscientes da necessidade destes cuidados.

Muitos gostariam que o ritmo destes aperfeiçoamentos fosse mais rápido, mas parece que a população está se informando mais sobre os diversos problemas, por meio dos mecanismos de comunicação social, principalmente diante de alternativas saudáveis facilmente disponíveis na biodiversidade brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: