Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Saudável e Vegetariana

3 de janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , ,

Um interessante artigo publicado no China Daily informa que os chineses vêm utilizando alimentos vegetais desde a antiguidade, havendo registros escritos desde a Dinastia Han (206 AC – 220 DC), mas as culinárias de vegetais saudáveis vêm desde a Dinastia Xia (21º a 16º séculos AC), quando se descobriu que certas plantas que eram consideradas ainda selvagens poderiam servir de alimentos e medicamentos. Com o tempo, estes conhecimentos foram transmitidos para a Coreia e para o Japão.

Hoje, muitas culinárias tradicionais chinesas ainda utilizam estes conhecimentos, tanto em alguns restaurantes especializados, como o Traders Hotel de Pequim, quanto em estabelecimentos voltados para a saúde. Entre eles, existem tipos de inhames chineses e os conhecidos como danggui (angélica sinensis), mais usados na forma de raizes semelhantes aos tubérculos mais conhecidos mundialmente como ginseng. Os coreanos utilizam muito o ginseng e os japoneses a bardana (goboo), comprovados atualmente como plantas que possuem elevados elementos benéficos (elevado teor de ferro), notadamente na recuperação da saúde daqueles que ficaram debilitados por algumas deficiências.

Cultivo-de-Ginseng-Uma-Erva-Medicinal-Na-Sua-Casa-19 bardana

Raízes de ginseng e bardana

Na culinária chinesa, muitos destes produtos são utilizados em sopas, notadamente durante o inverno rigoroso, informando-se que servem para aquecer o corpo humano com o calor acumulado pela planta antes desta estação. Mas também existem os que são utilizados durante o verão, como a melancia, que é utilizada para baixar a febre nos períodos quentes.

Muitos utilizam também para a elaboração de chás, como os provenientes de crisântemos e alcaçuzes, para eliminar febres, calores internos ou dores de garganta. Universalmente o caldo de galinha é considerado saudável, ainda que não seja vegetariano.

Em muitos novos restaurantes que trabalham com a tradicional cozinha chinesa utilizam-se galinhas, carneiros e outros animais, junto com os vegetais. Normalmente são orientados pelos médicos chineses que possuem conhecimentos antigos, que vieram sendo transmitidos pelas famílias ou clãs.

Os especialistas recomendam que estes produtos devam ser utilizados como elementos auxiliares para manter a boa saúde, mas nos casos de moléstias que devem ser consultados os médicos, sendo que os da tradicional medicina chinesa utilizam técnicas que diferem dos ocidentais, encarando o corpo humano em todo o seu conjunto. São aproveitados os meridianos, que seriam por onde são transmitidas as energias, tanto para acupuntura, moxa como para as massagens.

Como temos insistido neste site, muitos orientais confundem alimentos com medicamentos, evitando-se o uso de produtos químicos, mas os componentes naturais das plantas. Hoje, a medicina ocidental vem pesquisando, descobrindo os elementos ativos que existem em muitas delas. O interessante é que os indígenas das Américas também utilizam muito da biodiversidade existente, baseado em conhecimentos que são transmitidos por gerações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: