Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indústria Automobilística Japonesa em Recuperação?

28 de janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Segundo notícias publicadas em diversos jornais no mundo, inclusive a japonesa Nikkei e o site do Valor Econômico com base na agência Dow Jones, a Toyota e suas controladas teriam superadas as produções da General Motors e da Volkswagen em 2012, recuperando a posição que teria perdido em 2011. A Toyota teria totalizado 9,75 milhões de veículos de venda, com um aumento de 23%, enquanto a General Motors 9,29 milhões e a Volkswagen 9,07 milhões. A Nissan e a Honda também teriam vendas recordes, indicando que as japonesas superaram os problemas de abastecimento do Nordeste do Japão e da Tailândia, e apesar da crise mundial e os problemas de política internacional que enfrentam na China e na Coreia.

A Toyota inclui os dados da produção de minicarros da Daihatsu e os caminhões da Hino. O seu sucesso teria decorrido da boa aceitação do seu modelo híbrido Prius, dos sedans como o Camry e SUVs, além do luxuoso Lexus. A Nissan teria vendido mais 5,8% sobre o ano anterior, atingindo 4,94 milhões de unidades, e a Honda 3,82 milhões, com um aumento de 19%.

1333973694Nissan_logotoyotauntitled

Os japoneses esperam ser beneficiados pela desvalorização cambial do yen, em torno de 10%, que torna os produtos mais competitivos no mercado internacional. A Toyota anuncia uma meta de 9,91 milhões de veículos neste ano, com um crescimento mais modesto. Parece que eles superaram as dúvidas que foram geradas no exterior sobre os problemas com o Corolla.

As vendas japonesas na China despencaram em setembro do ano passado, com os problemas das disputas das ilhas, e a competição com os concorrentes norte-americanos e europeus tem sido acirrada, mas parece que as vendas estão melhorando. As vendas nos Estados Unidos melhoraram 27%, mostrando que aquela economia está se recuperando, ao mesmo tempo em que as vendas no mercado interno japonês melhoraram 35,2%, o que não deixa de ser surpreendente. Mas já anunciaram que esperam uma queda no Japão de cerca de 15% neste ano, com a eliminação progressiva dos incentivos fiscais à semelhança do Brasil.

A Mazda anunciou ter vendido 1,25 milhão de veículos, com aumento de 3,5%, e a Mitsubishi Motors 0,97 milhão, com uma queda de 4,8%. A Suzuki que também produz minicarros não anunciou ainda os resultados de 2012, mas prevê um ganho de 7% com 2,68 milhões, tudo segundo dados do jornal Nikkei.

Ainda que a grande maioria destes automóveis esteja melhorando do ponto de vista ecológico, inclusive com redução do consumo dos combustíveis, as indicações dos grandes congestionamentos em muitos países são preocupantes.


2 Comentários para “Indústria Automobilística Japonesa em Recuperação?”

  1. Nataniel Fonseca da Rosa
    1  escreveu às 20:54 em 28 de janeiro de 2013:

    Seu Paulo,

    Estou fazendo uma pesquisa (faculdade) e gostaria de saber se o senhor conhece alguma outra fabricante de pneus do Japão, além das seguintes: Bridgestone, Sumitomo (Falken e Ohtsu), Toyo, Kyoto, Inoue (IRC), Shinko e Yokohama.

    Obs.: não se trata de publicidade de marcas de pneus!
    Obrigado!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:54 em 28 de janeiro de 2013:

    Caro Nataniel Fonseca da Rosa,

    Infelizmente não conheço outros além dos mencionados.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: