Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Brasil e o Turismo Internacional

12 de janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Apesar da importância econômica do turismo internacional, o Brasil ainda está numa situação deficitária, quando conta com importantes recursos naturais, culturais e humanos que permitiriam a inversão da situação com um mínimo de promoção. Os brasileiros continuam sendo considerados boas fontes de receitas até pelos Estados Unidos, que procuram facilitar a concessão de vistos para nossos turistas. Apesar do Brasil contar com interesses dos estrangeiros, ainda não promovemos suficientemente para atraí-los, o que aumentaria significantemente o emprego, além de gerar importantes divisas para a nossa economia.

O site do jornal O Globo faz referência que o The New York Times citou o Rio de Janeiro como o primeiro lugar a ser visitado pelos turistas em 2013. Como o Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o Rio de Janeiro está citado como o primeiro lugar a ser visitado este ano pelo influente jornal norte-americano.

rio_de_janeiro_brazil

Baía da Guanabara é um dos cartões postais do Rio de Janeiro

Entre as diversas atrações, mencionam que já em janeiro, antes do Carnaval, , inaugurará a nova sede da Orquestra Sinfônica Brasileira como uma atração cultural. Em 23 de março, será a vez da Daros de Zurich apresentar a sua versão latino-americana com a exposição de artistas colombianos. Também em março, na Praça Mauá será inaugurado o novo Museu de Arte, estando previsto para 2014 o Museu do Amanhã, com projeto de Santiago Calatrava.

No dia 30 de junho, haverá a final da Copa das Confederações no novo Maracanã, considerado o aperitivo para a Copa do Mundo. Julho será a vez da reunião mundial da juventude católica com a presença do Papa Bento XVI. A Bienal do Livro que está se tornando uma tradição será em agosto e em setembro haverá o Rock in Rio.

Em dezembro, será a vez do Village Mall ser aberto, facilitando o atendimento da obsessão por compras, com a primeira loja da Gucci e da Apple Store. São as indicações feitas por Seth Kubel para o The New York Times.

Mas, além do Rio de Janeiro, parece que o Brasil poderia tirar maior proveito de todo o seu patrimônio natural e cultural, seguindo o exemplo de pequenos países como o Vietnã. Os vietnamitas estão aguardando milhões de visitantes estrangeiros anuais para aproveitarem os patrimônios culturais da humanidade, assim declarados pela Unesco. O Cham Tower é considerado o centro do turismo étnico, tangível como não tangível, e eles contam com 17 consagrados por aquela entidade internacional. Eles procuram organizar visitas regionais para proporcionar, além do conhecimento do país, motivações para gerar receitas em moeda estrangeira.

O Brasil dispõe de muitos deles, como Ouro Preto. As atrações regionais de norte a sul, com grande destaque para o nordeste, além da Amazônia e o Pantanal, Brasília e o Centro Oeste. As atividades culturas de São Paulo somam-se aos interesses econômicos e comerciais, durante o ano todo.

A infraestrutura que está sendo instalada, notadamente no setor hoteleiro, necessita ser aproveitado o ano inteiro, fazendo com que a balança de turismo seja revertida, com os estrangeiros gastando mais no Brasil que os brasileiros no exterior. E temos todas as condições para tanto, ajudando a ampliar empregos de qualidade no país, pois já estamos ajudando a aumentar, inclusive nos países desenvolvidos.


2 Comentários para “O Brasil e o Turismo Internacional”

  1. O Brasil e o Turismo Internacional » Asia comentada | Info Brasil
    1  escreveu às 19:15 em 12 de janeiro de 2013:

    […] View original post here: O Brasil e o Turismo Internacional » Asia comentada […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:24 em 14 de janeiro de 2013:

    Obrigado pela referência.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: