Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Presidente José Mujica do Uruguai

22 de janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Um artigo originalmente publicado por Simon Romero no The New York Times foi republicado no suplemento da Folha de S.Paulo em português, descrevendo o comportamento do novo presidente José Mujica do Uruguai, depois de eleito. Ele mantém os hábitos de um modesto oposicionista, continuando a viver com sua esposa, senadora naquele país, também uma ex-guerrilheira, numa simples residência, sem empregados, preparando ele mesmo as suas refeições, segundo o artigo, contando somente com dois policiais que ficam no outro lado da rua onde mora.

Ex-guerrilheiro como Dilma Rousseff, mora na periferia de Montevidéu, dispensando as honrarias de presidente, bem como as mordomias usuais. Seu patrimônio era equivalente a US$ 1.800 antes de ser eleito, e continua com o Fusca 1987 estacionado na sua garagem.

imagesCAF293T3

O presidente do Uruguai José Mujica com seu fusca

Ele não usa gravata e doa 90% do seu salário, principalmente para projetos de habitação popular. Não é mais um radical como no passado, mas se mostra aberto para novas ideias.

Ele não fala do período em que esteve preso, pois acha que tudo deve começar de novo. O Uruguai vem crescendo 3,6% ao ano, e o presidente parece convencido que nem tudo deve se resumir na perseguição da melhoria econômica, admirando a vida simples dos pastores de cabra.

Certamente, ele se diferencia de outros mandatários, até na América do Sul. Muitos políticos brasileiros, principalmente os prefeitos e deputados, poderiam aprender um pouco com ele.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: