Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Remodelação de Um Símbolo Cultural do Japão

7 de janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , ,

Muitos ficaram apreensivos quando o tradicional Kabuki-za, o principal local onde se apresenta o tradicional teatro japonês Kabuki em Tóquio, foi colocado abaixo, para dar lugar a um novo edifício, mesmo esclarecendo que o teatro seria mantido em alguns dos seus andares. Divulga-se agora no jornal econômico Nikkei um artigo com fotos mostrando que o edifício ficará na parte traseira do terreno, e que o Kabuki-za manterá a sua fachada já tradicional, depois de diversas remodelações desde a sua inauguração em 1889. As mudanças serão internas, ampliando e tornando mais confortável à plateia com capacidade para acolher os apreciadores do Kabuki com uma visão ampla, sem nenhuma coluna.

Como o Kabuki recebe turistas do mundo todo, as remodelações serão amplas, permitindo que os apreciadores acompanhem o espetáculo por ora em inglês, mas no futuro próximo em oito idiomas, além do japonês. Todas as facilidades serão fornecidas para que os estrangeiros possam acompanhar e entender o que está se processando no espetáculo, que é único no mundo.

clip_image001clip_image001[5]

A fachada será mantida, mas a parte interna foi remodelada, sem os pilares

A empresa Shochiku, que explorará o conjunto, está pensando a longo prazo, de forma que as crianças também possam aprender sobre o Kabuki, e certamente terão condições de apreciá-lo no futuro, sendo informados inclusive sobre os instrumentos utilizados. Muitas facilidades serão introduzidas, além dos fornecimentos das tradicionais refeições e comestíveis que já existiam por mais de um século.

Produtos de luxo como joias e os que não eram tradicionais dos japoneses também serão explorados em parceria com a tradicional loja Wako, que tem sua principal instalação nos arredores, que hoje pertence à Seiko. Também cosméticos serão ofertados por uma subsidiária da Shiseido.

Este novo projeto faz parte da revitalização de toda a região de Ginza que já se encontra quase toda instalada. O edifício que fica na retaguarda do Kabuki-za será o mais alto da região, com 140 metros e já está com 80% do espaço reservado.

O edifício foi construído para resistir aos mais fortes terremotos, e conta com uma dependência para acomodar 3.000 pessoas da redondeza, com estoque de água potável e cobertores.

Um espetáculo de Kabuki é um grande acontecimento, como as grandes óperas que são apresentadas em Londres, Nova Iorque, Paris e outros importantes centros culturais. Muitos fãs conhecem a íntegra dos textos, e por serem longos, costumam contar com intervalos para ligeiras refeições típicas. Tanto antes como depois do espetáculo, o local dispõe das facilidades para as compras mais sofisticadas, direta ou indiretamente relacionadas com o Kabuki.

Seus artistas são de famílias tradicionais de atores, que atuam por gerações, inclusive com seus nomes indicando-as. São heróis nacionais reconhecidos por toda a população japonesa, e até alguns estrangeiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: